“Todo mundo tem que fazer cocô todo dia”, recomenda médica ao explicar funcionamento intestinal

A médica coloproctologista Rosa Mendes explicou as causas, sintomas e cuidados com distúrbios intestinais, como a síndrome do intestino irritável e a constipação crônica. Ela pontuou que o recomendado é fazer cocô todos os dias, para evitar problemas de saúde.

“As doenças intestinais, de uma maneira geral, têm os sintomas muito parecidos: tensão abdominal, dor abdominal, alternância de hábitos, sangramento, algumas nas fezes, muco. Tem uma baixa sintomatologia, que se você for olhar, todas elas têm algum desses tópicos”, afirmou. Rosa comentou sobre o funcionamento intestinal normal. “Todo mundo tem que fazer cocô todo dia”.

Rosa esclareceu que a síndrome do intestino irritável não tem origem genética e não é detectável por exames laboratoriais. “Na realidade, não é uma patologia que a gente chama, é uma síndrome. Síndrome quer dizer sinais e sintomas no seu organismo. Ela pode aparecer em qualquer pessoa. […] Provocado também pelo mau uso alimentar. Depois da industrialização do alimento, é que nós nos deparamos com maiores incidências de doenças de distúrbios intestinais”, disse ela, em entrevista à TV Tropical. Segundo a especialista, o diagnóstico é exclusivamente clínico.

Ela detalhou a observação da textura das fezes como sinal de possíveis alterações. “A textura das fezes indica uma constipação crônica, e a partir daí, deve-se examinar o paciente e dar o diagnóstico mais preciso”.

Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp

A constipação pode ter diversas causas. “Ela pode ser alimentar, mas pode vir ao longo do tempo e ser adquirida após o parto normal, após uma queda hormonal, a ingestão de medicamentos anti-hipertensivos, antidiabéticos, os medicamentos antidepressivos, ansiolíticos, todos eles levam a uma constipação intestinal”.

Rosa Mendes reforçou a importância da avaliação com especialista diante de qualquer alteração no hábito intestinal. “Procurar o médico proctologista”.

Rosa Mendes reforçou a importância da avaliação com especialista diante de qualquer alteração no hábito intestinal. Foto: Reprodução
Rosa Mendes reforçou a importância da avaliação com especialista diante de qualquer alteração no hábito intestinal. Foto: Reprodução
Adicionar aos favoritos o Link permanente.