A Câmara Municipal de Natal vai começar a discutir nos próximos dias um projeto de lei que propõe renomear o Viaduto do Baldo como “Viaduto Papa Francisco”. De autoria do vereador Cleiton da Policlínica (PSDB), a iniciativa busca homenagear o líder da Igreja Católica por sua “contribuição para a promoção da paz, do diálogo inter-religioso e da solidariedade em todo o mundo”.
Além da nova denominação, o projeto autoriza a Prefeitura do Natal a desenvolver campanhas educativas sobre o significado da homenagem e a criar, nas proximidades do viaduto, um espaço público com elementos artísticos e informativos sobre a vida e obra do Papa. Também está prevista a elaboração de um plano de manutenção do local, com foco na preservação estrutural e simbólica da área.
A proposta destaca ainda a transformação urbana recente do entorno do viaduto, que passou de área degradada para espaço de lazer e convivência. Segundo o vereador, essa mudança reflete os ideais defendidos pelo pontífice.
“A criação desse novo espaço de lazer reflete o compromisso com a inclusão e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, valores que o Papa Francisco sempre destacou”, afirmou Cleiton.
O projeto agora aguarda tramitação nas comissões competentes da Câmara. Não há prazo para que seja votado. Se aprovado, ainda terá de ir à sanção do prefeito Paulinho Freire (União).
Sobre o papa
Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, na Argentina, foi o 266º papa da Igreja Católica e o primeiro oriundo das Américas. Ele morreu em 21 de abril de 2025, após 12 anos de pontificado. Foi sucedido pelo Papa Leão 14, eleito na semana passada em conclave.
Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp