
Em São Luiz e Campos do Jordão, as temperaturas ficaram abaixo dos 10°C no início da manhã desta quarta-feira (14). Taubaté registrou o dia mais frio do ano na manhã desta quarta-feira (14 de maio)
g1
Taubaté e São Luiz do Paraitinga registraram o dia mais frio do ano nesta quarta-feira (14). Na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão igualou o recorde que já havia batido em 2025.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e foram registrados às 7h. Veja abaixo:
Taubaté: 12,1ºC
São Luiz do Paraitinga: 9ºC
Campos do Jordão: 6,7ºC
Até então, o dia mais frio do ano em Taubaté havia sido registrado no dia 3 de maio, quando a cidade teve mínima de 12,8°C.
Em São Luiz, o recorde de frio em 2025 era de 9,8ºC, no dia 5 de maio.
Já Campos do Jordão, que igualou o recorde de frio no ano, registrou os mesmos 6,7ºC, também no dia 3 de maio.
Previsão para a semana
Segundo o meteorologista Gustavo Escobar, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a manhã gelada é resultado da ausência da nebulosidade que havia se formado com a frente fria, que chegou no fim de semana, mas já perdeu força.
Na prática, a nebulosidade funciona como um cobertor, ajudando a diminuir a perda de calor durante a madrugada. Com ela não tem mais sido registrada, a sensação de frio aumenta.
Para os próximos dias, a previsão segue sendo de céu aberto, com poucas nuvens, tempo firme, sem grandes chances de chuva – situação típica de outono, uma estação mais seca.
Estações do Inmet
Campos do Jordão, Taubaté, São Luiz do Paraitinga e Bragança Paulista estão entre as únicas cinco cidades de toda a região do Vale do Paraíba que contam com estação meteorológico do Inmet.
Isso significa que as temperaturas das outras cidades não são medidas diariamente pelo instituto – ou seja, elas também podem ter registrado recordes de frio, mas não há registro disso.
Além das quatro cidades citadas, Cachoeira Paulista também conta com estação do Inmet, mas os dados não vêm sendo divulgados.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina