Estado assina contrato da nova sinalização náutica da Ilha do Mel

A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) assinou o contrato da obra para instalação de nova sinalização náutica nos acessos às comunidades de Nova Brasília e Encantadas na Ilha do Mel, em Paranaguá, região do Litoral.

O investimento é de R$ 916.816,00, prevendo a instalação de duas balizas e dois faroletes em Encantadas, e seis faroletes em Nova Brasília. As estruturas são compostas por hastes de aço cravadas em banco de areia e parte superior acima da linha d’água, com espaço para lanterna (no caso dos faroletes), marca de tope e espanta-gaivotas. Elas são regularmente utilizadas no balizamento náutico, orientando a navegação, especialmente no período noturno, garantindo a segurança de tripulação e passageiros.

  • Letreiro é inaugurado no Santuário do Rocio e se torna novo ponto turístico em Paranaguá

“Toda a região do Litoral do Paraná está passando por uma grande transformação, com investimentos bilionários pelo governo Ratinho Junior, expandindo o potencial turístico da região e melhorando a qualidade de vida dos moradores. A Ilha do Mel é um destaque a parte, com estes investimentos que estamos fazendo para melhorar a travessia e o novo Marco Regulatório”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

sinalizacao nautica 2 claudio neves portos do parana 1
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

 “Também temos a duplicação em Matinhos começando, os estudos ambientais da pavimentação da Estrada de Guaraqueçaba, em breve a duplicação da PR-412 até Garuva, e, é claro, a Ponte de Guaratuba”, complementa.

O próximo passo é a emissão da ordem de serviço, que marca a data de início das atividades. O cronograma prevê 30 dias para fabricação das peças, 15 dias para instalação e manutenção pelos 315 dias seguintes.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

A cada quinzena serão realizadas inspeções noturnas e diurnas dos equipamentos, com previsão de serviços como raspagem de incrustações, limpeza e lavagem das lanternas, verificação do funcionamento das fotocélulas e verificação da carga das baterias.

Todos os serviços e equipamentos seguem um projeto elaborado e aprovado pela Portos do Paraná.

Fonte: AEN

Adicionar aos favoritos o Link permanente.