Projeto Aproxima levará serviços para a Ilha dos Valadares, em Paranaguá

O Projeto Aproxima, da Justiça Federal do Paraná (JFPR), terá sequência em 2025. Na próxima sexta-feira, dia 16 de maio, a iniciativa levará atendimentos a comunidades caiçaras da Ilha de Valadares. A ação será realizada na Escola Municipal Graciela Elizabete Almada Diaz, com serviços gratuitos para a população, das 9h às 16h.

Entre os serviços ofertados, estão: Bolsa Família, CadÚnico, Título de Eleitor, regularização do CPF, aposentadoria, pensão por morte e auxílio doença, divórcio, pensão alimentícia, multas ambientais e consulta a processos judiciais. Os interessados devem levar os documentos pessoais.

Na última segunda-feira, dia 5, as equipes do Projeto Aproxima estiveram em atendimento a cerca de 200 famílias das comunidades Sesmaria, Sapitanduva e Tangará, em Morretes. Foram dados encaminhamentos judiciais às diversas demandas, além de tabulados acordos sobre questões previdenciárias.

  • Secretária da Família, Cidadania e Desenvolvimento Social de Paranaguá faz balanço positivo da gestão

A JFPR destaca também as atividades realizadas por representantes da Fiocruz no local, com um trabalho de conscientização ambiental com os moradores, especialmente as crianças. Além da escuta ativa coletiva, as equipes do Projeto Aproxima promoveram escutas individuais, para encaminhamento dos moradores a variados serviços, como retirada ou atualização de documentação (RG, CPF, Título de Eleitor), consultas a aposentadorias e benefícios, entre diversas outras orientações.

banner
Foto: Divulgação/JFPR    

Participantes

O Projeto Aproxima tem a participação da Polícia Militar, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Receita Federal, Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, INSS, Centro de Referência em Assistência Social, Ministério Público Federal, Defensoria Pública do Paraná, Defensoria Pública da União, Ministério Público do Paraná, Procuradoria Geral da União, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude, Prefeitura de Paranaguá e Fiocruz.

Com informações da JFPR

Adicionar aos favoritos o Link permanente.