Marabá e Nova Ipixuna terão Romaria dos Mártires da Floresta

Entre os dias 6 e 8 de junho de 2025, será realizada a 10ª Romaria dos Mártires da Floresta, nos municípios de Marabá e Nova Ipixuna, no sudeste do Pará. O evento tem como tema “Memória que resiste, ecologia viva: 10 anos de Romaria” e como lema “Nos mártires da floresta, a esperança floresce”.

A romaria é uma marcha de memória, resistência e esperança, criada em homenagem aos ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, assassinados em 2011 por sua atuação na defesa da floresta, da vida e dos direitos humanos. Desde então, o evento tornou-se um importante símbolo de luta contra o desmatamento, a violência no campo e os impactos dos grandes projetos na região amazônica.

A programação terá início no dia 6 de junho, no Campus 1 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), localizado na Folha 31, Quadra 07, Lote Especial, Bairro Nova Marabá, em Marabá. Nos dias 7 e 8, as atividades seguem no Assentamento Agroextrativista Praialta-Piranheira, encerrando-se na Reserva Zé Claudio e Maria, em Nova Ipixuna.

Criada ainda em 2011, a Romaria foi inicialmente denominada “Ato”, sendo reconhecida oficialmente com o atual nome a partir de 2016, por decisão da família e em respeito à espiritualidade do casal homenageado. Ao longo de suas edições, a Romaria também tem lembrado outros defensores e defensoras da Amazônia que perderam suas vidas em contextos de conflitos agrários e ambientais.

Em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19, as edições ocorreram de forma virtual. A retomada presencial aconteceu em 2022, com a realização da sétima edição. Em 2025, o evento chega à sua décima edição e marca 14 anos desde o assassinato de Zé e Maria e 12 anos desde o primeiro julgamento do caso — sem que até hoje o mandante do crime tenha sido capturado.

O post Marabá e Nova Ipixuna terão Romaria dos Mártires da Floresta apareceu primeiro em Correio de Carajás.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.