Casos de injúria racial aumentam 14,42% nos primeiros quatro meses deste ano em SP, aponta Painel Nacional de Direitos Humanos


Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) e a Defensoria Pública oferecem, desde novembro de 2024, assistência jurídica gratuita, garantindo assessoria especializada em situações de violação de direitos raciais. Veja como se inscrever no serviço. Cresce o número de denúncias de injúria racial em São Paulo, segundo Painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
Reprodução/TV Globo
Dados do Painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos apontam que o estado de São Paulo teve um aumento de 14,42% de injúria racial e 11,19% no número de denúncias de racismo nos quatro primeiros meses de 2025, quando comparado com o mesmo período de 2024.
Segundo o órgão do governo federal, as denúncias de injúria racial passaram de 215 para 246 entre o ano passado e este ano.
Já os registros de racismo subiram de 295 para 328, alta de 11,9% entre os meses de janeiro e abril.
Cresce o número de denúncias de racismo em São Paulo, segundo Painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
Reprodução/TV Globo
Em resposta à crescente demanda por apoio jurídico para essas questões, a Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) e a Defensoria Pública oferecem, desde novembro de 2024, assistência jurídica gratuita, garantindo assessoria especializada em situações de violação de direitos raciais.
A OAB-SP realizou mais de 1,22 milhão de atendimentos jurídicos gratuitos entre 2022 e 2024 por meio do convênio com a Defensoria Pública.
Neste ano, já foram registrados 94 atendimentos. Para ser atendida, a pessoa precisa passar por uma triagem que confirma a hipossuficiência econômica.
Mais informações você encontra no site da OAB-SP: https://www.oabsp.org.br/comissao/assistencia-judiciaria
Peça publicitária da campanha “Racismo faz mal à Saúde. Denuncie!”
Natalia Godoy/G1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.