Dona Branca Artesanais é como casa de vó.” A frase que estampa os rótulos dos produtos da marca já antecipa o que o consumidor pode esperar: a proximidade e o afeto de uma comida caseira, feita com cuidado e tradição. Localizada na Fazenda Aba da Serra, no município de Currais Novos, em plena região do Geoparque Seridó e do Canyon dos Apertados, a empresa está entre as trinta primeiras a receber o selo de valorização “Feito Potiguar”, criado para promover e difundir produtos dos setores de alimentos e bebidas do Rio Grande do Norte.
Entre os produtos da Dona Branca Artesanais que agora carregam o selo estão o queijo de coalho, a mussarela, a manteiga do sertão, o doce de leite e a ricota fresca. Mais do que um reconhecimento de qualidade, a conquista simboliza a força do legado e do cuidado que marcam a trajetória da empresa.
Com produção integrada, desde o cultivo do capim e da palma utilizados na alimentação do rebanho até a fabricação dos queijos, doces e iogurtes, a marca aposta na sustentabilidade e na preservação ambiental como compromissos para as próximas gerações.
A qualidade dos produtos é garantida pela utilização de leite próprio, sem adição de produtos químicos, com rebanho certificado como livre de tuberculose e brucelose. Um cuidado digno de avó — como a própria Dona Branca, avó do proprietário da queijaria, Vitor Rezende, que inspirou o nome da marca.
Para Vitor, a conquista do selo representa um momento especial. “Ainda está caindo a ficha, principalmente ao ver a magnitude do projeto”, afirma.
Ele acredita que o reconhecimento dará ainda mais visibilidade à marca, não apenas no Rio Grande do Norte, mas em todo o Brasil. Com o apoio do movimento “Feito Potiguar”, Vitor planeja expandir a presença dos seus produtos para outros estados.
Sobre o Feito Potiguar
O selo “Feito Potiguar” é concedido a empresas que demonstram forte conexão com a identidade e a economia do Rio Grande do Norte. A iniciativa integra um movimento de valorização da produção potiguar, realizado pelo Sebrae-RN, Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio-RN) e a Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern).
Os produtos contemplados devem ser fabricados no estado e, preferencialmente, utilizar matéria-prima local. Quando isso não for possível, a identidade visual do produto deverá ter conexão com a cultura, história ou regionalidade potiguar em sua rotulagem, ou na apresentação. Além disso, as empresas precisam atender a critérios de maturidade gerencial e comercial.
A proposta é que o uso do Selo Feito Potiguar na rotulagem dos produtos premiados reforce visualmente sua origem local, fortalecendo a transparência da cadeia produtiva e permitindo que o consumidor reconheça o vínculo com a economia potiguar.
O programa busca fomentar o empreendedorismo, a rastreabilidade e a competitividade dos negócios do Rio Grande do Norte. Além disso, é uma estratégia para posicionar o estado como referência na agregação de valor aos seus produtos e na construção de marcas fortes.
Nesse contexto, serão realizados lançamentos regionais nos meses de maio – em Mossoró (27) e Caicó (30)- e em junho, em Assu (11). A iniciativa, em parceria com os apoiadores do programa, tem o objetivo de ampliar a adesão de marcas e produtos ao movimento e disseminar ainda mais seu propósito.
Nesta primeira etapa, trinta empresas foram reconhecidas com o selo, e a expectativa é que, nos próximos meses, esse número cresça ainda mais.