| Foto:
Divulgação
Com leilão previsto para ser realizado até o fim deste ano, os investimentos na Estrada de Ferro Vitória-Rio (EF-118) têm sido alvo de pressão de deputados federais da bancada do Rio de Janeiro.Eles pedem que as obras – previstas para serem iniciadas pelo trecho do Espírito Santo – sejam realizadas simultaneamente no trecho do estado fluminense.A cobrança dos parlamentares foi feita durante audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara, proposta pelo deputado Bebeto.O secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, participou da audiência e assegurou realização das obras no trecho fluminense da EF-118.Pelo projeto em análise, a ferrovia terá 575 km. Desse total, cerca de 80 km deverão ser incorporados à Estrada de Ferro Vitória-Minas, em contrapartida à renovação antecipada da concessão administrada pela mineradora Vale.O leilão para concessão do trecho restante está previsto para o final deste ano e deverá prever a construção de 170 km de Anchieta ao porto do Açu, no Norte do Rio, e a requalificação de 325 km do porto até Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.Com relação ao pedido de parlamentares cariocas para que as obras da EF-118 sejam realizadas de forma simultânea no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o deputado federal capixaba Gilson Daniel ressaltou que não influencia na execução das obras no Estado.Ele destacou que a parte da ferrovia – de Cariacica a Anchieta – será executada pela Vale. Já de Anchieta até o Porto do Açu será executado dentro da concessão da EF-118. “De qualquer forma, a bancada capixaba também está atenta e acompanhando com expectativa a escolha da concessionária e o início das obras, que deve ser iniciado no Espírito Santo mesmo”.O secretário de Estado de Desenvolvimento Sérgio Vidigal ressaltou que a audiência pública realizada com a bancada do Rio de Janeiro reforça a relevância estratégica da EF-118 para o Sudeste. E destacou ainda, que o governo do Estado está atento ao cenário.“Trabalhamos com a convicção de que prevalecerá o entendimento técnico e responsável, capaz de gerar benefícios reais tanto para o Espírito Santo quanto para o Rio de Janeiro. O trecho capixaba da ferrovia, por sua vez, é mais curto, apresenta menor custo de implantação, viabiliza o início mais rápido das operações e impulsiona a atração de novos investimentos para o Sul do Espírito Santo”.Além disso, afirmou que permite que o empreendedor da concessão ganhe robustez para seguir com as demais fases do projeto.SAIBA MAISEF-118O projeto da Estrada de Ferro Vitória-Rio (EF-118) tem 575 km. Cerca de 80 km deverão ser incorporados à Estrada de Ferro Vitória-Minas, em contrapartida à renovação antecipada da concessão administrada pela Vale.O leilão para concessão do trecho restante está previsto para o final do ano, segundo o Ministério dos Transportes, e deverá prever a construção de 170 km de Anchieta (ES) ao porto do Açu (RJ) e a requalificação de 325 km do porto até Nova Iguaçu (RJ).O trecho entre Cariacica e Anchieta é previsto para ser realizado pela Vale.Pressão fluminenseEm audiência Pública em Brasília essa semana, deputados federais fluminenses fizeram pressão para que as obras da EF-118 no Rio de Janeiro sejam realizadas concomitantemente ao trecho do Espírito Santo. As obras realizadas dentro da concessão da ferrovia estão previstas para serem iniciadas pelo trecho capixaba.O que diz o EstadoO secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal, afirmou que trecho capixaba é mais curto, com menor custo, viabiliza início mais rápido e impulsiona a atração de novos investimentos para o Sul do Estado. E permite que o empreendedor da concessão ganhe robustez para seguir com as demais fases. Disse, ainda, que buscam que a melhor solução seja adotada.ValeVale informou que doou em julho passado o projeto básico da EF-118 no trecho entre Anchieta e Pres. Kennedy ao governo do Estado e tem apoiado financeiramente estudos socioambientais.Fonte: Portal Câmara Notícias, Agência Infra, Governo do Estado, Vale