Uma situação curiosa tem chamado a atenção em Morro Redondo, no Sul do Rio Grande do Sul. A cadela Lessie, de dois anos e meio, adotou o gatinho Xaropinho, de cinco meses, e começou a amamentá-lo, mesmo sem nunca ter tido filhotes.
O caso aconteceu na casa do aposentado Ivo Alves, de 64 anos. Segundo ele, o filhote é filho de uma gata de rua que rondava o terreno e desapareceu após o parto. Ivo ficou com Xaropinho e doou os outros quatro filhotes. Com a ausência da mãe biológica, Lessie passou a cuidar do gato e permitir que ele mamasse.
De acordo com Ivo, a cadela protege o filhote como se fosse dela. Ele conta que, em uma ocasião, um vizinho tentou se aproximar para ajudar com a alimentação das galinhas e foi impedido pela cadela, que ficou na frente do homem para proteger o gato.
Lessie também foi resgatada há cerca de dois anos, após ter sido abandonada por um antigo vizinho.
A médica veterinária Thanara Louzada explica que esse tipo de comportamento é conhecido como adoção interespécie. Ela afirma que não é incomum que fêmeas de uma espécie adotem filhotes de outra e que, em alguns casos, mesmo sem gravidez, a cadela pode começar a produzir leite devido a alterações hormonais, como uma pseudogestação ou um instinto maternal mais desenvolvido.
Thanara ressalta que o leite da cadela não faz mal ao gato e pode até substituir o leite materno felino em casos de abandono. No entanto, como o filhote já tem dentes e pode causar ferimentos nas mamas da cadela, é importante que os dois sejam avaliados por um veterinário. A profissional também lembra que, aos cinco meses de idade, o gatinho já pode se alimentar apenas com ração.
Foto: Ivo Novack/Arquivo pessoal
Fonte: G1RS
The post Cadela resgatada surpreende ao adotar e amamentar filhote de gato abandonado no RS appeared first on Agora No Vale.