Prefeito de Guarulhos sanciona reajuste de 2% para servidores municipais, e categoria anuncia greve por tempo indeterminado


Servidores reivindicam reajuste de 8% para repor perdas inflacionárias do último ano. Servidores públicos de Guarulhos durante assembleia sindical, nesta segunda (12)
Reprodução/STAP
O prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches (PL), sancionou na última sexta-feira (9) a lei que estabelece reajuste salarial de 2% para os servidores do município a partir deste mês. A proposta havia sido aprovada pelos vereadores no dia anterior, com 23 votos favoráveis e nove contrários.
Antes da sanção, os servidores municipais já demonstravam descontentamento com a proposta. A categoria reivindica um reajuste de 8%, índice que classifica como necessário para repor as perdas inflacionárias do último ano.
Nesta segunda (12), os servidores se reuniram em frente ao paço municipal de Guarulhos e votaram por iniciar uma grave por tempo indeterminado. Eles consideram o índice aprovado um “desrespeito à valorização do funcionalismo público”.
O sindicato da categoria disse estar aberto para dialogar com a prefeitura, que também se colocou à disposição para uma conversa em busca de “alternativas possíveis e sustentáveis”.
Segundo a gestão municipal, a cidade enfrenta problemas financeiros herdados de administrações anteriores e “a adoção de um índice acima da capacidade orçamentária do município comprometeria seriamente a responsabilidade fiscal da gestão, o que poderia acarretar em penalidades legais e riscos ao funcionamento da máquina pública”.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.