‘Diálogos na Educação’: com palestra de Elisama Santos, g1 transmite fórum ao vivo


Evento gratuito no dia 22 reunirá, em Piracicaba, especialistas para debater temas como saúde mental, inclusão e escuta afetiva, com foco em educadores da rede pública. A psicanalista e escritora Elisama Santos fará a palestra de abertura da 4ª edição do Fórum “Diálogos na Educação”, dia 22 de maio, em Piracicaba (SP) e com transmissão ao vivo do g1
Carolina Pires
Com palestra da psicanalista e escritora Elisama Santos, a 4ª edição do Fórum “Diálogos na Educação” coloca em pauta a busca por uma educação mais humana e acolhedora. O evento ocorre no dia 22 de maio, a partir das 9h, em Piracicaba (SP), e terá transmissão ao vivo pelo g1.
Com o tema central “Humanizar para se entender”, o evento promovido pelo Instituto EP tem como foco educadores, professores e gestores dos ensinos infantil e fundamental da rede pública.
As inscrições são gratuitas, com vagas presenciais limitadas, e devem ser feitas pela internet – o que garante, ao final do evento, certificado de participação.
Além de Elisama Santos, apresentadora no GNT e do videocast “Tá com Tempo?”, participam do evento, na roda de conversas com especialistas, a mestre em Educação, Danila Di Prietro; o escritor Kaká Werá, dedicado à valorização da cultura indígena; Andreia dos Santos de Jesus, educadora com foco em processos inclusivos; e Claudio Thebas, educador, escritor e palhaço.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A definição do tema “Humanizar para se entender” partiu de um processo de escuta ativa, com a realização de rodas de conversas em oito cidades da região de Campinas.
Foram nessas interações que foram identificados assuntos relacionados diretamente com humanização, como clima, tecnologia, acessibilidade e inclusão, saúde mental e escuta afetiva, que serão discutidos com os especialistas na mesa redonda do fórum.
“O termo ‘humanizar’ nos lembra que, por trás de cada interação, processo e tecnologia, existem pessoas com emoções, histórias e significados únicos. Humanizar é enxergar o outro como um ser singular, cheio de valor e dignidade. É reafirmar que o que realmente nos define não é apenas a eficiência, mas nossa capacidade de sentir, acolher e transformar vidas. Essa abordagem valoriza a conexão genuína e o cuidado, tornando tudo mais humano e verdadeiro”, explica Renata Coutinho Nogueira, gerente do Instituto EP.
Com apoio institucional do Pecege, Fundação Educar e Instituto Arcor, o Fórum “Diálogos na Educação” será realizado de forma presencial no Instituto Pecege, no Parque Tecnológico de Piracicaba, com vagas presenciais limitadas e inscrição obrigatória pela internet.
Para quem não puder comparecer, o g1 transmitirá, ao vivo, a palestra e a mesa redonda com os especialistas entre 9h e 12h30.
Djamila Ribeiro participou do 3º Fórum Diálogos na Educação, em Campinas, no ano passado
Reprodução/EPTV
Programação
A abertura desta edição terá a premiação do Concurso Cultural Boas Práticas na Educação, onde o educador vencedor e a escola onde o projeto é aplicado receberão, cada um, R$ 6 mil.
Voz reconhecida na discussão sobre convivência pacífica e respeito mútuo na educação, a psicanalista e escritora Elisama Santos, autora de best-sellers como “Educação não violenta” e “Conversas Corajosas”, ministra uma palestra a partir das 9h30.
Na sequência, a programação seguirá com a mesa redonda, prevista para se encerrar às 12h30.
No período da tarde, grupos de trabalho presenciais, exclusivos para convidados e com vagas já preenchidas, se reunirão para aprofundar, de forma prática, os aprendizados do dia.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.