Lula anuncia R$ 27 bilhões em investimentos chineses e acordos para produção de equipamentos de saúde no Brasil

A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na China começou nesta segunda-feira 12 com o Seminário Empresarial China-Brasil, em Pequim. Durante o evento, foram anunciados R$ 27 bilhões em investimentos chineses em projetos sediados no Brasil, com foco em áreas de conteúdo tecnológico.

A China é o principal investidor asiático no Brasil e o maior destino das exportações brasileiras, representando 28% do valor total exportado e 41,4% do superávit comercial do país.

Entre os principais produtos exportados pelo Brasil para a China estão soja (33,4%), petróleo bruto (21,2%) e minério de ferro (21,1%), que juntos somam 75,6% do total exportado. Em 2023, o Brasil foi o maior fornecedor de carne bovina, carne de aves, soja, celulose e açúcar para o mercado chinês.

No seminário, Lula também destacou os acordos assinados na área da saúde. “Empresas chinesas da área da saúde assinaram uma série de memorandos de entendimento que irão garantir o aumento do acesso a exames e medicamentos para os brasileiros e brasileiras”, afirmou.

Segundo o presidente, “por meio desses acordos, os chineses e grupos brasileiros passarão a produzir em nosso país equipamentos de ressonância magnética, aceleradores nucleares, Raio X digital e Ultrassom portátil”.

Lula ressaltou que os aparelhos “chegarão a equipes de saúde, unidades básicas e unidades móveis ampliando o acesso aos exames e diagnósticos diretamente na ponta”.

Também foram assinados memorandos para a produção de novas vacinas no Brasil e de insumo estratégico para a produção de medicamentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.