O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira 12 o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os candidatos podem conferir a resposta na Página do Participante.
Também foram publicados os resultados das justificativas de ausência para os candidatos que tiveram isenção no Enem 2024, mas não compareceram aos dois dias de prova. Nestes casos, é necessário apresentar documentação que comprove o motivo da ausência, como atestados médicos, boletins de ocorrência, ou declaração de atividade escolar, todos datados e assinados.
Quem teve o pedido de isenção ou justificativa negado pode entrar com recurso até sexta-feira 16, também pela Página do Participante. O resultado dos recursos será divulgado em 22 de maio.
Quem tem direito à isenção da taxa:
- Estudantes da 3ª série do ensino médio em 2025, matriculados em escola pública;
- Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
- Participantes de baixa renda registrados no CadÚnico;
- Inscritos no programa Pé-de-Meia.
Motivos aceitos para justificar ausência em 2024:
- Assalto ou furto (com boletim de ocorrência);
- Acidente de trânsito;
- Luto por falecimento de familiar;
- Maternidade ou paternidade;
- Acompanhamento de familiar;
- Privação de liberdade;
- Problemas de saúde;
- Deslocamento a trabalho;
- Intercâmbio ou atividade escolar no exterior.
É importante lembrar que a aprovação da isenção ou da justificativa de ausência não garante a inscrição no Enem 2025. Os interessados deverão se inscrever entre 26 de maio e 6 de junho, pela internet.
Para que serve o Enem?
O Enem avalia o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica e é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. As notas podem ser usadas para ingresso em universidades públicas via Sisu, além de programas como Prouni e Fies, destinados a vagas e financiamentos em instituições privadas.
O exame também é aceito por 51 instituições portuguesas conveniadas ao Inep, incluindo universidades e institutos politécnicos.
Em 2024, o Enem teve 4,3 milhões de inscritos — número superior ao do ano anterior (3,9 milhões). As provas foram aplicadas em dois domingos de novembro e cobraram conteúdos de linguagens, ciências humanas, matemática, ciências da natureza e redação.
Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp