A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, neste sábado (10), que um tornado atingiu o município de Erval Grande, na Região Norte do estado, na tarde de sexta-feira (9). O fenômeno, que teve início por volta das 14h50 e durou cerca de 15 minutos, causou destruição em larga escala, afetando imóveis, plantações e a rede elétrica local.
De acordo com dados preliminares da Defesa Civil municipal, cerca de 285 imóveis foram danificados, e 55 famílias precisaram deixar suas casas. O vendaval também atingiu 23 barracões industriais, áreas de cultivo com mais de 70 hectares de eucalipto, pinus e citricultura, além de comprometer quase 50 km de redes elétricas. Apesar da gravidade da ocorrência, não houve registro de feridos.
Segundo a Climatempo Meteorologia, a confirmação técnica de um tornado exige o registro visual da nuvem funil tocando o solo, mas, devido à intensidade da destruição, estima-se que as rajadas de vento tenham variado entre 110 e 150 km/h.
O prefeito Suzinei Schneider lamentou os estragos:
“Momento de darmos as mãos, a gente está muito abalado ainda (…) não tivemos vítimas, mas são bens materiais que têm o suor de uma família, de um pai, de uma mãe, que lutaram a vida toda e, em questão de 15 minutos, perderam tudo.”
As equipes da Defesa Civil, prefeitura e voluntários seguem atuando no apoio às famílias afetadas e na reconstrução das áreas atingidas.
The post Defesa Civil confirma tornado em Erval Grande, no RS; 285 imóveis danificados e 55 famílias desalojadas appeared first on Agora No Vale.