
Estimated reading time: 5 minutos
A Polícia Civil do Paraná – através da Subdivisão Policial de Toledo 20ª SDP – desencadeou a Operação ‘Aposta errada’. A ação ocorreu na manhã de quinta-feira (8) e resultou na prisão de cinco homens. Os detidos são suspeitos de estarem envolvidos em uma série de furtos praticados em usinas solares nos municípios de Toledo, Cascavel e São Pedro do Iguaçu.
Em janeiro deste ano, foram iniciadas as investigações conduzidas pelo delegado Rodrigo Baptista dos Santos. As averiguações começaram após o registro de três furtos ocorridos em uma hidrelétrica localizada no município de São Pedro do Iguaçu.
“Foi uma operação destinada a prender ladrões de furtos de fios de cobre em usinas solares e no caso também de uma usina hidrelétrica aqui na região de Toledo”, destaca o delegado. “Em fevereiro, já tinha ocorrido a primeira fase, onde uma pessoa foi presa. Hoje (quinta-feira, dia 8), ocorreu a segunda fase em relação a esse furto da usina hidrelétrica de São Pedro do Iguaçu com a prisão de quatro pessoas foram presas no Bairro Cascavel Velho em Cascavel”.
O delegado aponta que a investigação é complexa, pois existe a dificuldade desses crimes de furto ocorrerem no interior. “A equipe tem que se debruçar sobre técnicas de interceptação que é relacionado a empresa de telefonia para que possamos chegar a autoria e foi chego a cinco autores relacionados a esse furto da hidrelétrica em São Pedro do Iguaçu”.
Os cinco homens detidos têm idades entre 25 e 55 anos – quatro deles residentes do município de Cascavel – nos bairros Cascavel Velho e Interlagos – e um morador do Jardim Europa, de Toledo. As investigações apontaram que o grupo agia de maneira organizada, cada integrante ocupava uma função específica na execução dos crimes.
O alvo era a subtração de fiação elétrica de usinas solares e os crimes eram realizados durante a noite e a madrugada. Depois do êxito dos furtos, o material era queimado e comercializado no mercado ilícito por aproximadamente R$ 37,00 por quilo. O grupo criminoso também é investigado pela prática de furtos em pelo menos outras seis usinas solares nos meses de março e abril deste ano, todas localizadas no município de Toledo.
BILHETE PREMIADO – Em uma das ações criminosas, um dos suspeitos deixou para trás um bilhete da Mega-Sena: fator fundamental para a identificação de um dos envolvidos. “Neste dia 8, também tivemos um mandado de prisão relacionado a um furto de uma usina solar na Linha Tapuí, aqui em Toledo, aonde o autor ao se deslocar para praticar o crime deixou cair um bilhete de Mega-Sena na cena do crime e, a partir, desse bilhete nós conseguimos identificar a lotérica, identificar as imagens e identificá-lo, com isso, foi representada a prisão preventiva e foi possível prendê-lo na data desta quinta-feira (8)”.
Santos salienta que as investigações foram complexas e foi preciso fazer vários passos para chegar até a autoria e, consequentemente, as prisões. “Todos os suspeitos foram interrogados e todos negaram participação nos crimes, contudo os nossos relatórios são bem condizentes e bem robustos relacionados às autorias de todos nessas participações de furto de fio de cobre”.
Conforme o delegado, o prejuízo causado aos produtores rurais ultrapassa R$ 300.000,00. Ele também acrescenta que essa foi mais uma fase das investigações, pois os trabalhos continuam em andamento e visam identificar outros envolvidos e reforçar o combate às empresas receptadoras que atuam no mercado ilegal de materiais furtados.
MAIS SEGURANÇA – O chefe da Subdivisão Policial de Toledo, Alexandre Macorin, ressalta a importância do trabalho com o apoio da comunidade e o foco em proporcionar mais segurança. “Nós estamos trabalhando em parceria com Conseg Rural – Conselho Comunitário de Segurança Rural – fazendo reuniões com os produtores rurais proprietários de usina, principalmente. Houve um aumento de incidência em todos os locais”.
Macorin destaca a importância de se dar mais atenção para a implementação de ferramentas de segurança como a colocação de câmeras, iluminação adequada, entre outros. “Ainda temos muitas usinas com muita facilidade, o meio rural já propicia essa facilidade, com isso, temos trabalhado muito em conjunto com os proprietários rurais através de reuniões. A Polícia Civil tem conseguido obter êxito. Essa é apenas uma fase. Vamos continuar nessa investigação”, reforça.
Da Redação
TOLEDO
O post Operação ‘Aposta Errada’ desarticula grupo envolvido em furtos a usinas solares na região apareceu primeiro em Jornal do Oeste.