Gadelha: Governo Fátima vai melhorar avaliação quando população comparar

O secretário estadual de Gestão e Relações Institucionais, Adriano Gadelha, disse acreditar que a governadora Fátima Bezerra (PT) chegará ao fim de sua segunda gestão com saldo positivo junto à população.

Em entrevista exclusiva ao AGORA RN concedida na tarde desta sexta-feira 9, ele afirmou que os resultados acumulados em áreas como segurança pública, educação e infraestrutura serão, nos próximos meses, mais bem percebidos pela sociedade potiguar.

“Eu tenho dito que não há problema nenhum de a gente fazer um grande debate com a sociedade, com as figuras da política, e fazer a comparação, de como era o Estado do Rio Grande do Norte em 2019, quando a governadora assumiu, e como está hoje”, afirmou Gadelha. Para ele, a memória sobre a situação herdada da gestão anterior ainda não foi suficientemente explorada pelo governo na disputa de narrativas. “A população precisa saber o que foi feito e como o Estado estava.”

Segundo o secretário, um dos fatores que têm dificultado a consolidação da imagem da gestão é a dinâmica das redes sociais e o que ele classifica como desinformação. “Existe todo um sistema de bipolarização, de disputa que acontece no País e acontece aqui no Rio Grande do Norte. […] As pessoas criam fatos que, na verdade, às vezes não são reais e, nessa disputa de redes sociais, você não consegue responder à altura.”

Gadelha destacou números e ações da área de segurança pública como exemplo da transformação promovida durante a gestão petista. “Pegue os números, como era a segurança pública do Rio Grande do Norte antes, como é agora. Veja os números do quanto a gente conseguiu diminuir os crimes dos mais diversos aqui no Estado.” E completou com medidas concretas: “Veja quantos equipamentos tinha no Corpo de Bombeiros. […] Hoje temos unidade em Apodi, em Patu, em Goianinha, estamos fazendo em João Câmara.”

Na educação, o secretário citou a ampliação do número de escolas em tempo integral e a criação de novos institutos estaduais de ensino técnico, os Ierns. “A governadora Fátima, pela primeira vez, trouxe de fato, e está inaugurando, e nós vamos chegar a dez institutos estaduais de ensino tecnológico.”

Na área de infraestrutura, ele afirmou que o governo entregará mais de dois mil quilômetros de estradas recuperadas até o fim do mandato. “Tem estrada que fazia 30 anos que mal tinha uma operação tapa-buraco. Ao final desse governo, a professora Fátima terá recuperado mais de 2 mil quilômetros de estrada.”

Sobre saúde pública, Gadelha ressaltou a ampliação da oferta de leitos e investimentos em novos equipamentos. “Quantos leitos de hospital tinham e quantos têm? Quantas UTI tinha e quanto hoje tem? […] Está apontado um novo hospital metropolitano para Natal em parceria com o governo federal.”

A avaliação do secretário é que, diante da apresentação dos dados e da comparação com gestões anteriores, a imagem da governadora será revertida até 2026. “Eu não tenho dúvida que o povo do Rio Grande do Norte vai ser sabedor de como o Rio Grande do Norte estava e como hoje ele está.”

PT aposta em Cadu Xavier para manter continuidade e mira dobradinha no Senado com Fátima e Zenaide

Adriano Gadelha também detalhou a estratégia do PT para a eleição de 2026 no Rio Grande do Norte. O nome escolhido internamente como pré-candidato ao governo é o atual secretário da Fazenda, Cadu Xavier, apontado por Gadelha como peça central no processo de reestruturação fiscal do Estado.

Além de Cadu, o PT trabalha para lançar a própria Fátima Bezerra ao Senado, em uma chapa que deve contar também com a senadora Zenaide Maia (PSD), aliada de primeira hora da governadora. “Zenaide sabe da importância dela, não só do Estado, mas no Senado Federal, e a gente sabe disso. Vamos trabalhar para ter duas mulheres senadoras a partir de 2027 representando o Rio Grande do Norte: Fátima e Zenaide.”

Gadelha também respondeu às críticas feitas pelo ex-senador Jean Paul Prates (PT), que classificou a indicação de Cadu como uma decisão imposta. O secretário rebateu: “Ele pode até entender que poderia ter sido uma discussão mais ampla. Eu respeito isso. Mas eu não tenho dúvida de que foi feita a discussão. Ele pode não ter participado diretamente nessas instâncias que aconteceram. E também é natural, porque as pessoas também têm seus afazeres, têm seu dia-a-dia e tal. É apenas o que eu posso declarar nesse sentido.

Ele complementou: “Mas não tenho dúvida que Jean Paul é maduro o suficiente de saber o que está em jogo no Rio Grande do Norte.”

Sobre as movimentações políticas do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), Adriano Gadelha demonstrou confiança na manutenção da aliança. “Eu não tenho dúvida de que Ezequiel estará conosco nesse trabalho e poderá construir a chapa majoritária”, disse.

Segundo ele, o nome de Cadu Xavier como pré-candidato ao governo foi apresentado previamente ao presidente da Assembleia, e a construção da chapa — incluindo candidaturas ao Senado e à vice — será feita com base no diálogo entre os partidos aliados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.