A Marinha do Brasil está com mais de 290 vagas abertas em concursos públicos. As inscrições terminam entre os dias 12 e 19 de maio. Os certames abrangem áreas como saúde, engenharia, capelania, música, corpo técnico e Escola Naval, com oportunidades para candidatos de nível médio e superior.
O prazo mais próximo é o do concurso para os Quadros Complementares (QC-CA/FN/IM), que oferece 25 vagas e encerra as inscrições na segunda 12. De acordo com a Marinha, “os Quadros Complementares (QC) na Marinha do Brasil são corpos de oficiais especializados, que complementam as funções dos quadros de carreira da Marinha”, atuando nas áreas da Armada, Fuzileiros Navais e Intendência.
Os demais concursos seguem com inscrições até 14 de maio. Um deles é o do Quadro Técnico do Corpo Auxiliar (CP-T), com 62 vagas. Segundo o edital, “o concurso público para o Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha planeja preencher cargos e funções técnico-administrativas que se destinam às atividades de apoio técnico, gerencial e administrativa, bem como aquelas inerentes à carreira militar”.
Também até 14 de maio estão abertas 75 vagas para médicos no Corpo de Saúde da Marinha (CSM-Md). Os profissionais selecionados irão atuar “na medicina assistencial (ambulatórios, policlínicas e hospitais navais), na medicina operacional (navios e tropas), na medicina pericial (Juntas de Saúde) e nas pesquisas médicas (em Instituto de Pesquisas Biomédicas)”.
O Quadro de Apoio à Saúde (CSM-S) tem 7 vagas. O edital exige que o candidato tenha curso superior completo ou em fase de conclusão na área pretendida, registro no respectivo conselho e, até 30 de junho do ano do curso, seja brasileiro nato e tenha menos de 35 anos.
Para o Quadro de Cirurgião-Dentista (CSM-CD), são 4 vagas. Os dentistas da Marinha “atuam em unidades de saúde da Marinha, prestando serviços odontológicos à comunidade naval e, em algumas situações, a outros militares”.
Na área de engenharia, o concurso do Corpo de Engenheiros da Marinha (CP-CEM) oferece 25 vagas. Conforme o edital, “o Corpo de Engenheiros da Marinha é responsável pela gestão, desenvolvimento, manutenção e projetos de meios navais, aeronavais e de Fuzileiros Navais, bem como de seus equipamentos, além de realizar outras atividades específicas de cada especialidade na área de Engenharia e funções inerentes à carreira militar”.
O concurso do Quadro de Capelães Navais (CP-CapNav) tem uma vaga e exige curso superior de formação teológica reconhecido pela autoridade eclesiástica. A seleção é voltada para sacerdotes da Igreja Católica Apostólica Romana e pastores das Igrejas Assembleia de Deus e Batista.
Até 16 de maio, seguem abertas as inscrições para o Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais (C-FSG-MU-CFN), com 32 vagas. A formação ocorre no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, no Rio de Janeiro, e tem duração de 18 semanas.
O prazo mais longo é o do Concurso Público de Admissão à Escola Naval (CPAEN), que oferece 66 vagas e encerra as inscrições em 19 de maio. A Escola Naval, localizada no Rio de Janeiro, é a instituição de ensino superior da Marinha responsável pela formação de oficiais do Corpo da Armada, Corpo de Fuzileiros Navais e Corpo de Intendentes de Marinha.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.inscricao.marinha.mil.br.