Setor de bares e restaurantes aposta no Dia das Mães para alavancar faturamento

Uma pesquisa realizada em abril pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela que o setor alimentício entra no Dia das Mães com otimismo: 78% dos estabelecimentos que abrirão no domingo 11, projetam aumento no faturamento em relação ao ano passado. Desses, 62% esperam crescimento de até 20%, enquanto 8% preveem alta superior a 30%.

Os dados mostram melhora gradual no setor: redução de prejuízos: 22% das empresas operaram no vermelho em março (ante 30% em fevereiro); lucratividade: 38% fecharam o mês com lucro; e endividamento: 37% têm contas em atraso (queda de 3 pontos percentuais em 12 meses)

No entanto, apenas 38% dos negócios conseguiram repassar a inflação acumulada de 5,48% (abril/2024 a março/2025) aos cardápios. Para 33%, nenhum reajuste foi possível.

Expectativas para as datas comemorativas

O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, destaque que o período pós-Carnaval trouxe alívio. “Março já foi significativamente melhor, e agora temos duas datas-chave: Dia das Mães (a segunda melhor do ano) e Dia dos Namorados (a primeira)”. A entidade planeja promover a “Semana dos Namorados” para estimular consumo.

Apesar da recuperação, Solmucci alertou que, o aquecimento não resolve problemas crônicos da pandemia”. A Abrasel anunciará na próxima semana um plano de apoio a empresários endividados, com parcerias de grandes empresas.

Confira os destaques da pesquisa:
✔️ 78% dos estabelecimentos abertos no Dia das Mães esperam faturamento maior
✔️ 62% projetam alta de até 20% nas vendas
✔️ 22% ainda operam com prejuízo (menos que os 30% de fevereiro)
✔️ 37% têm dívidas em atraso (impostos são os principais)

O estudo reforça que o setor segue em recuperação desigual, com estabilização lenta após os impactos da pandemia e da inflação nos custos operacionais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.