O Dia D de Multinação acontece no sábado, 10, em todo o Paraná. A ação tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e expandir a imunidade da população. Estarão disponíveis vacinas contra a gripe (influenza), somente para grupos prioritários, covid-19, febre amarela e sarampo. Vacinas de rotinas também estarão disponíveis. Ao todo, estarão abertas 1.543 salas durante todo o dia no estado, das 8h às 17h, visando atingir 300 mil doses de vacinas aplicadas.
Estarão engajados na ação, 11.825 profissionais da saúde, os quais atualizarão os cartões de vacinas de crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e puérperas, com aplicação das seguintes vacinas disponíveis:
- Hepatite B;
- Pentavalente;
- Vacina Inativada Poliomielite (VIP);
- Pneumocócica 10 Valente;
- Meningocócica C;
- Meningocócica ACWY;
- Tríplice Viral (SCR);
- Varicela;
- Hepatite A;
- Febre Amarela;
- Rotavírus;
- HPV;
- DTP;
- DTPa.
A vacina contra o HPV é recomendada para meninos e meninas de 9 a 14 anos, mas em caráter excepcional, também será disponibilizada para a faixa etária de 15 a 19 anos com dose única. Esta vacinação ocorre neste momento de forma excepcional e temporária.

Dia D de Multivacinação em Paranaguá
Assim como as diversas cidades do estado, a cidade de Paranaguá também estará engajada na ação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas no sábado, das 8h às 17h para atender a população, visando ampliar a cobertura vacinal no município e garantindo que adultos e crianças possam atualizar suas vacinas. Além disso, haverá dois pontos de vacinação itinerantes que serão instalados no Estação Mall e na Vila Santa Maria, facilitando o acesso de moradores de diferentes regiões.
- Cerca de 4.500 cidadãos podem ter o título cancelado após o dia 19 de maio em Paranaguá
A secretária de Saúde, Patrícia Scacalossi, destacou a importância da participação da população nas ações, especialmente dos grupos prioritários para fortalecer a proteção individual e coletiva contra diversas doenças.
“Essa é uma oportunidade valiosa para aumentar a cobertura vacinal na região. Contamos com a colaboração de todos para essa importante ação pública em nosso município”, destaca a secretária Patrícia.
Vacinação contra a Dengue
Além disso, Paranaguá está entre as cidades do Paraná onde os adolescentes poderão receber a vacina contra a dengue. O município faz parte da 1.ª Regional de Saúde (RS), uma das regiões selecionadas para a campanha de imunização.
Documentação
Para se vacinar, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de endereço (caso seja necessário atualizar o cadastro) e a carteira de vacinação, obrigatória para crianças.
Com informações da AEN e da Prefeitura de Paranaguá