Ex-tutores de cão resgatado com três quilos de pelo são indiciados por maus-tratos

Os ex-tutores do cão Scooby, um poodle de 14 anos resgatado em situação crítica em Fortaleza (CE), foram oficialmente indiciados pelo crime de maus-tratos contra animais. O inquérito foi concluído pela Polícia Civil do Ceará, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), na última quarta-feira (7).

Segundo as autoridades, além da mulher de 47 anos que já havia sido presa em flagrante no momento do resgate, o companheiro dela também foi considerado responsável pelos abusos sofridos pelo animal. Ambos seguem à disposição da Justiça. De acordo com o Código Penal, a pena para quem comete maus-tratos contra animais pode variar de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição de manter a guarda de outros animais.

Cão foi encontrado com quadro grave de saúde e três quilos de pelos endurecidos

Scooby foi resgatado no dia 27 de março, após uma denúncia anônima, em uma residência na Praia de Iracema, área central de Fortaleza. O animal foi localizado em um corredor, sem acesso a comida ou água, com cerca de três quilos de pelos sujos, emaranhados e endurecidos, o que comprometia sua locomoção.

Encaminhado à ONG Anjos da Proteção Animal (APA), localizada na Região Metropolitana da capital cearense, o cão passou por avaliação veterinária e iniciou imediatamente o tratamento. Os profissionais identificaram anemia severa, miíase (infestação por larvas), feridas com sangramento e outros problemas de saúde.

Devido à gravidade do estado do animal, a tosa teve de ser feita manualmente e em etapas, com o uso de anestesia, para evitar sofrimento. A recuperação vem sendo acompanhada de perto pelos voluntários da ONG e pela nova tutora de Scooby.

Estado de saúde atual é estável, apesar da idade avançada

Em entrevista à CNN, a nova tutora do cão informou que Scooby está se adaptando bem, mesmo com algumas limitações típicas da idade. “Ele tem a visão comprometida, mas estamos controlando com colírio antibiótico. Ele ainda está magrinho e frágil, com as perninhas fracas, mas está bem e é muito carinhoso”, disse a ativista.

O caso ganhou repercussão nacional, impulsionando o debate sobre maus-tratos a animais e reforçando a importância de denúncias anônimas para salvar vidas em situação de risco.

Para ler mais casos como este e acompanhar notícias sobre o bem-estar animal, siga os canais oficiais da ONG APA e da Polícia Civil do Ceará.

Fonte: CNN Brasil

The post Ex-tutores de cão resgatado com três quilos de pelo são indiciados por maus-tratos appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.