Frei Mineiro que fez seus votos diante de Leão XIV comemora eleição do novo papa: ‘Coração acolhedor’


Frei Emerson Carlos Silva oficalizou a entrada para a Ordem de Santo Agostinho sob a benção de Robert Francis Prevost e teve vários encontros com o novo pontífice no Brasil e na Europa. Frei Emerson Carlos Silva, de Três Pontas (MG), faz os votos na Ordem de Santo Agostinho com o Papa Leão XIV
Arquivo pessoal
Natural de Três Pontas (MG), o Frei Emerson Carlos Silva entrou para a Ordem de Santo Agostinho pelas mãos de Robert Francis Prevost, eleito papa, na quinta-feira (8), quando assumiu o nome de Leão XIV. Nas redes sociais, o religioso mineiro disse ter recebido com alegria a notícia da eleição.
“É um homem de um coração acolhedor, um homem missionário”, afirmou.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Frei Emerson, que atualmente é Capelão Militar do Exército Brasileiro, esteve em vários momentos com o Robert Francis Prevost antes de ele se tornar papa. Os encontros ocorreram na década de 2010, no Brasil e na Europa.
Em 2012, os dois participaram de duas reuniões, uma em Roma e outra na Espanha, quando Frei Emerson fez parte da Comissão Internacional para a Juventude da Ordem de Santo Agostinho.
No fim deste mesmo ano, Frei Emerson oficializou sua trajetória como religioso e fez seus votos agostinianos sob a benção do novo papa.
“Tive a alegria de tê-lo como presidente da celebração na qual eu fiz os votos. Através das mãos dele que eu confirmei os votos solenes na Ordem de Santo Agostinho”, afirmou.
Um ano depois, os dois se encontraram novamente.
“Participamos juntos do Encontro Internacional dos Jovens Agostinianos em São Paulo e depois passamos para rezar em Aparecida e fomos direto para o Rio de Janeiro, onde iria acontecer a Jornada Mundial da Juventude e ele ficou hospedado na comunidade religiosa no Rio de Janeiro, onde eu estava morando. Ali podemos conviver, dialogar, rezar”, disse o frei.
Frei Emerson (em pé à esq) com o Papa Leão XIV (sentado à dir), quando ele era cardeal e esteve no Brasil na década de 2010
Arquivo pessoal
Quem é o novo papa
Os peruanos celebraram o triunfo do papa Leão 14, que foi bispo de Chiclayo
Getty Images via BBC
O cardeal Robert Francis Prevost, eleito papa na quinta-feira (8), adotou o nome de Leão XIV. Ele sucede o papa Francisco, que assumiu em 2013 e morreu em abril.
Ele tem 69 anos, é agostiniano, considerado progressista e próximo de Francisco.
Leão XIV nasceu em Chicago, nos Estados Unidos e é o primeiro papa americano da história. Ele também tem cidadania peruana, adquirida após anos de missão no país, onde foi nomeado bispo em 2015.
Ele ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (O.S.A.) em 1977, na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Saint Louis, no estado do Missouri, Estados Unidos.
Quando tinha 27 anos, ele foi enviado pela Ordem a Roma para estudar Direito Canônico na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino e foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1982.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.