Com a aproximação das festas juninas, a Neoenergia Cosern enviou ofícios às 167 prefeituras do Rio Grande do Norte para reforçar a necessidade de atenção aos prazos para solicitação de ligações provisórias de energia elétrica.
O alerta foi feito no dia 30 de abril e inclui também a solicitação de informações sobre a necessidade de reordenamento da rede para passagem de trios elétricos.
De acordo com a distribuidora, 87 prefeitos já foram visitados desde o início do ano para tratar do tema. Além dos eventos organizados pelos municípios, trabalhadores autônomos que instalam barracas de comidas, roupas, bebidas e outros produtos também devem seguir as regras para ligações temporárias.
Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp
Segundo a Cosern, o pedido deve ser feito com antecedência mínima de cinco dias úteis. As ligações provisórias atendem estruturas temporárias com duração de até 30 dias, como festas, palcos, parques, circos e obras.
A ligação inclui medição de consumo, cobrança de fatura caução e posterior emissão de conta final com base na leitura realizada em campo.
Caso o período ultrapasse 30 dias, é necessário solicitar a conversão para fornecimento definitivo. O cliente é responsável por disponibilizar o padrão de entrada para instalação da medição.
A distribuidora também reforçou que ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”, são irregulares e representam risco de acidentes. Denúncias podem ser feitas pelo número 116.