Neste sábado 10, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, adere ao Dia D nacional de mobilização para intensificação da campanha de imunização contra a Influenza 2025. A abertura acontece às 9h no CMEI Dr. Vulpiano Cavalcanti de Araújo, localizado na Rua Sebastião Gonçalves, n.º 77, no bairro de Igapó.
A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 12h. Os pontos extras dos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping funcionam das 12h às 20h. As salas vão contar, além do imunizante contra a gripe, com todos os imunizantes do calendário vacinal de rotina, por isso a SMS convida toda a população a procurar um dos pontos para atualizar a caderneta de vacinação.
A campanha de imunização contra a Influenza 2025 iniciou no dia 7 de abril e já imunizou 33.573 pessoas, apenas cerca de 16,25% do público-alvo estimado para receber o imunizante. “A vacinação é uma das principais aliadas no combate à doença e evita 60% a 70% dos casos graves e de óbitos, principalmente para o público-alvo que deve receber o imunizante”, explicou Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).
Leia também: Inscrições para Mais Médicos terminam nesta quinta-feira 8
Até o dia 3 de maio de 2025, o município registrou 257 notificações para Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), segundo dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP). Desses, a faixa etária predominante é de idosos com idade maior que 80 anos, com 44% dos casos notificados, seguidos por crianças com idade entre 0 e 5 anos, que representam 28% dos casos.
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Alguns dos principais sintomas da doença podem ser: febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça.
Quem pode se vacinar:
Crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes e idosos com idade acima de 60 anos, a imunização contra a influenza passou a ser de rotina, entrando para o Calendário Nacional de Vacinação para esses grupos.
Outros grupos prioritários que podem receber o imunizante são profissionais da saúde, puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp