Quem é Leão XIV, conhecido como “pastor de duas pátrias”

O Vaticano anunciou nesta quinta-feira 8 a eleição de Robert Prevost como novo papa. Natural dos Estados Unidos, ele é o primeiro pontífice norte-americano da história e escolheu ser chamado de Leão XIV. Aos 69 anos, Prevost nasceu em Chicago e obteve cidadania peruana em 2015. Ele recebeu o apelido de “pastor de duas pátrias” em razão de seu extenso trabalho missionário no Peru, iniciado nos anos 1980. Foi em solo peruano que ele adquiriu fluência em espanhol e fortaleceu sua ligação com a Igreja latino-americana.

Na década em que atuou em Trujillo, no norte do país, consolidou sua presença pastoral, sendo posteriormente nomeado bispo de Chiclayo, função que exerceu de 2014 até 2023. Em sua primeira fala à multidão reunida na Praça de São Pedro, Leão XIV fez questão de prestar uma homenagem ao antecessor: “Obrigado, Papa Francisco”.

Integrante da ordem dos agostinianos, da qual chegou a ser superior geral, Prevost vinha ocupando o posto de prefeito do Dicastério para os Bispos — cargo central na estrutura da Santa Sé, responsável pela nomeação de bispos ao redor do mundo.

Promovido a cardeal-bispo em fevereiro deste ano por Francisco, foi designado para a Diocese Suburbicariana de Albano, próxima a Roma. Em entrevista ao portal oficial do Vaticano, Prevost destacou sua perspectiva sobre o ministério episcopal:

“O bispo é chamado autenticamente para ser humilde, para estar perto das pessoas que ele serve, para caminhar com elas, para sofrer com elas e procurar formas de que ele possa viver melhor a mensagem do Evangelho no meio de sua gente.”

A expectativa é que o novo papa mantenha a linha reformista iniciada por Francisco, fortalecendo o papel da Igreja nas Américas e aprofundando o diálogo com o mundo contemporâneo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.