Habemus Papam. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito nesta quinta-feira 8 como o novo líder da Igreja Católica. Em sua primeira aparição pública, o 267º papa adotou o nome Leão XIV e prestou uma homenagem emocionada ao seu antecessor: “Obrigado, Papa Francisco”.
O novo pontífice surgiu na sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, pouco mais de uma hora após a tradicional fumaça branca indicar a eleição do novo papa, para euforia das milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro. “Precisamos ser uma igreja que constrói pontes”, disse ele.
Leão XIV sucede o Papa Francisco, falecido no último dia 21, e foi eleito após a quarta votação geral do conclave, realizado com a participação de 133 cardeais. Sua escolha se consolidou na terceira votação desta quinta-feira, sinalizando consenso entre os eleitores.
Durante sua primeira fala, o novo papa destacou a importância do legado deixado por Francisco. “Sua bondade, coragem e fé continuam a inspirar nossa missão cristã”, afirmou.
A escolha do nome Leão XIV remete à tradição de firmeza doutrinária e abertura diplomática, características marcantes de papas anteriores com esse nome. Com 69 anos, Leão XIV será o primeiro pontífice norte-americano da história.