Cardeal americano Robert Prevost, o Papa Leão XIV, é o novo Sumo Pontífice da Igreja Católica

Na tarde desta quinta-feira, 8, um momento histórico ocorreu no Vaticano, mais precisamente na Capela Cistina e na Praça de São Pedro, a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 13h09 anunciando oficialmente: “Habemus Papam”. O novo Papa que irá liderar mais de 1,4 bilhão de fiéis da Igreja Católica é , que foi anunciado pelo protodiácono, cardeal Dominique Mamberti, com a fórmula do Habemus Papam em latim, na Sacada Central da Basílica. por volta das 14h, é Robert Francis Prevost, cardeal dos Estados Unidos da América (EUA), de Boston, que será nomeado de Leão XVI.

Após o resultado, uma multidão explodiu na Praça São Pedro no Vaticano que reunia católicos, mas também não-católicos, do mundo todo. O sucessor do Papa Francisco, líder não apenas religioso, mas mundial, com amplo carisma e criador de reformas históricas na Igreja Católica, é o primeiro da história advindo dos EUA, sendo eleito na quarta votação do Conclave. O escolhido saiu a luz do dia e gerou uma expectativa mundial para saber o novo escolhido. Com um perfil moderado, o Papa Leão XVI é o primeiro da história dos EUA, sendo nomeado Cardeal pelo Papa Francisco em 2023.

Segundo a Mitra Diocesana de Paranaguá, o bispo, Dom Edmar presidirá Missa às 19h, na Catedral, em ação de graças pela escolha do novo Papa.

Anúncio do Vaticano

“Na votação na tarde desta quinta-feira, 8 de maio de 2025, os cardeais reunidos em Conclave chegaram a um consenso sobre o nome do 267º Sucessor de Pedro. Eram 18 horas e 07 minutos quando a fumaça branca começou a sair da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, provocando uma verdadeira comoção e gritos de júbilo entre os milhares de presentes na Praça São Pedro e Via da Conciliação, testemunhas oculares de um dia histórico para a Igreja e para o mundo. O badalar dos sinos da Basílica de São Pedro que se seguiu foi uma confirmação de que Habemus Papam”, afirma o Vatican News, órgão de imprensa do Vaticano.

Segundo a assessoria, tendo aceito sua eleição à Cátedra de Pedro, o novo Pontífice deixa a Capela Sistina e dirige-se à chamada “Sala das Lágrimas”. “Ali, com a ajuda do Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Giovanni Ravelli, ele veste uma das três roupas papais preparadas, para então se dirigir até a Sacada Central da Basílica, de onde o protodiácono, cardeal Dominique Mamberti, anuncia ao mundo o nome do novo Papa com a fórmula do Habemus Papam em latim”, explica.

“A eleição do novo Pontífice ocorreu no dia da Súplica de Nossa Senhora de Pompéia. João Paulo I, em 1978, e Bento XVI, em 2005, também foram eleitos no quarto escrutínio”, finaliza o Vaticano.

Com informações do Vatican News

Adicionar aos favoritos o Link permanente.