Aproximadamente 400 pessoas participarão dessas atividades, acompanhadas por um time de 12 instrutores e 20 auxiliares.”Falar de legado é falar do compromisso que temos com a cultura da Amazônia. São 38 anos de caminhada com os Arrastões, levando música, memória, formação e pertencimento. Nosso papel é fortalecer essa identidade coletiva que pulsa nas ruas de Belém todo mês de junho”, afirma Ronaldo Silva, músico, co-fundador e presidente do Instituto Arraial do Pavulagem.
Ao longo dos 27 anos de história das oficinas, mais de 10 mil brincantes já passaram pela formação que fortalece a cultura popular e os laços de pertencimento à região.Novidades de 2025Uma das grandes novidades desta edição é o retorno do tradicional cortejo fluvial. No dia 12 de junho, a chegada dos Mastros de São João será feita pelas águas da cidade, em travessia que ocorre em uma balsa da Ferry Boat Amazonas até a Escadinha da Estação das Docas.
A data também marca o ensaio geral do Batalhão da Estrela e uma roda de boi especial com a banda Arraial do Pavulagem.Outra novidade é o crescimento recorde do Batalhão da Estrela, que neste ano terá pelo menos 1.200 brincantes, de acordo com estimativas baseadas nas inscrições – número que deve aumentar quando os cortejos tomarem as ruas.Arraial da FlorestaPara Júnior Soares, músico e co-fundador do Arraial, o tema deste ano amplia o sentido da festa.”O Arraial da Floresta nos convida a refletir sobre o futuro, sem esquecer nossas raízes. É uma festa que nasce da ancestralidade, mas que também quer inspirar atitudes no presente. As ações de sustentabilidade fazem parte disso: são práticas que mostram que cultura e natureza precisam caminhar juntas”, explica ele.O tema inspira as ações educativas e ambientais da quadra junina de 2025, incluindo oficinas, rodas de conversa e práticas em parceria com comunidades, escolas e instituições públicas.Compromisso com a sustentabilidadeOs Arrastões do Pavulagem 2025 reafirmam seu compromisso com a educação ambiental através da cultura popular. Entre as ações de sustentabilidade confirmadas estão:Atividades de conscientização ambiental e plantio de árvores com crianças e jovens;Coleta de resíduos recicláveis durante e após os Arrastões;Ponto de hidratação nos Arrastões com água potável gratuita em copos reutilizáveis;Ação volante de troca de resíduos por Ecocopos, com distribuição de 1.000 unidades por domingo;Oficinas de reaproveitamento de materiais para confecção de instrumentos musicais;Brechós com roupas doadas, promovendo o consumo consciente.ServiçoArrastões do Pavulagem 2025Datas dos Arrastões: 15, 22 e 29 de junho e 6 de julho;Concentração: Praça da República (em frente ao Theatro da Paz);Trajeto: Av. Presidente Vargas → Rua Municipalidade → Praça Waldemar Henrique;Informações: www.instagram.com/arraialdopavulagemCalendário de atividades:08 de maio: Cerimônia de Abertura (Boulevard da Gastronomia);08 a 24 de maio: Oficinas e vivências para iniciantes;24 de maio: Roda de Boi com convidados;25 de maio a 11 de junho: Ensaios do Batalhão da Estrela;05 de junho: Projeto Oralidades: roda de conversas sobre saberes ancestrais;12 de junho: Cortejo fluvial, levantamento dos Mastros de São João e ensaio geral.