Briga por guarda de criança e 15 golpes de foice: polícia detalha investigação de crime brutal em AL

A disputa pela guarda de uma criança de cinco anos motivou a briga entre duas famílias que terminou em um assassinato brutal, com 15 golpes de foice, na última terça-feira (06), no município de Campo Alegre, Agreste de Alagoas. A Polícia Civil já investiga o caso e destacou, nesta quinta (08), que um menor foi apreendido e um adulto preso sob a suspeita do crime. Uma terceira pessoa, pai dos supostos autores do homicídio, se apresentou à polícia por ser apontado como incentivador do ataque, mas não permaneceu preso porque o período do flagrante já havia passado. 

De acordo com o delegado Flávio Dutra, a vítima de 59 anos, identificada como Sebastião Fabiano da Silva, assassinada em via pública naquela manhã era avô materno da criança. O homem estaria em conflito com a família paterna da menina, e troca de ameaças teria acontecido dias atrás.

“Segundo interrogatório [de membros da família paterna], após separação desse casal, a vítima [avô materno] passou a usar a criança para fazer chantagens contra a família paterna, que se sentia ameaçada e constrangida, segundo palavras dessas pessoas. A criança, inocente, estava sendo usada como moeda de troca numa tentativa de reconciliação ou mesmo vingança por parte da família materna por causa da separação”, explicou Dutra em entrevista à TV Pajuçara.

“No caso da família materna, ela nega. Ela afirma que as pessoas do lado do pai que fazem essa chantagem, e que ameaçavam o senhor de 59 anos. E que também queria tomar a criança para trazer de volta para o seio da família”, continuou o delegado que ouviu as duas versões.

Dutra afirmou que a investigação apontou o envolvimento de três pessoas, sendo que uma delas não está presa, o avô paterno da criança de cinco anos. Já o adolescente apreendido e o adulto preso são tios da menina. 

“Inicialmente começamos a investigação com três suspeitos. O menor que foi apreendido logo depois do crime, o segundo, maior, que aparece no vídeo fazendo aquela coisa cruel, e o terceiro, que a gente tem uma suspeita de que participou ao menos moralmente, na questão do incentivo ao filho para ele fazer aquilo ali. Porém não temos nenhuma imagem técnica que comprove a participação desse pai dos que estão detidos, sendo um apreendido e outro preso”, salientou Dutra.

A Polícia Civil destacou que a investigação do homicídio de Sebastião segue em andamento e novas diligências devem acontecer até a conclusão do inquérito. 

Câmera registrou assassinato brutal

Um homicídio praticado com golpes de foice foi registrado na manhã de 6 de maio de 2025, em Campo Alegre. O crime aconteceu em uma via pública da cidade e a vítima foi golpeada por mais de 15 vezes. Uma menor de idade foi apreendido logo após o crime.

Imagens de câmeras de segurança registraram o assassinato. Elas mostram Sebastião em uma bicicleta e sendo perseguida pelo suspeito, que estava com uma foice em mãos. Em determinado momento do vídeo (veja abaixo) , a vítima cai da bicicleta e é golpeada por diversas vezes por um dos suspeitos.

O registro ainda mostra que uma segunda pessoa se aproximou da vítima, que estava morta ao chão, e desferiu um golpe com um pedaço de pau na cabeça dela. Em seguida, a dupla fugiu levando a bicicleta da vítima e os objetos empregados no crime. As imagens são fortes: 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.