Ilha de Vera Cruz sofre com a chuva e vários bairros ficam alagados

Desde o dia 01/05 a Ilha de Vera Cruz-Ba, sofre com as constantes chuvas que deixaram diversas localidades alagadas, como Tairu, Aratuba, Berlinque e Caixa Pregos, onde foram registrados alagamentos, transbordamento de rios e casas invadidas pela água. O serviço de meteorologia Climatempo anunciou que haverá chuvas até o dia 20 de maio, que tem uma média mensal de chuva de 187 mm. Mas, até esta terça-feira, 6, já choveu 244 mm, o que representa 130% a mais da média normal para o mês.

Em Aratuba, a situção é calamidade, na localidade conhecida como Divinéia, o rio transbordou, e várias famílias estão ilhadas, e diversas residências estão com a estrutura comprometida, outros moradores tiveram inúmeros prejuízos materiais. “o meu medo era justamente esse, perder tudo. Eu tenho a minha loja ali, também moro ali. Está tudo debaixo d’água”, desabafa Joana Laura, comerciante na região.

Crédito: Gilsimara Cardoso

As chuvas trazem transtorno também na vida escolar, impactando diretamente na educação infantil. “Inclusive ontem, eu só tive cinco alunos na turma. Neste período, no máximo 50% dos alunos comparecem.” Relata Telma Figueredo, professora da Escola Municipal Voluntárias Sociais. Ruas estão alagadas, dificultando a mobilidade dos moradores para realizar tarefas simples, como levar os filhos à escola.“Eu não mandei ela hoje para escola. Sem condições, tudo alagado. Situação muito difícil aqui.”, explica Cleide, residente de Tairu, que precisa passar pela Rua do Chafariz diariamente.

Crédito: Gilsimara Cardoso

A mesma situação é compartilhada pelo senhor Manuel, morador antigo da região, que cobra ações do poder público, “toda vez que chove é esse mesmo problema aqui. Ninguém faz nada, o rio tá aí cheio de vegetação, não tem como a água correr no fluxo normal.”, alerta Manuel. Em Tairu, a situação também é alarmante. Na Rua dos Coqueiros, a moradora Vera Maria desabafa sobre a falta de infraestrutura:
Quando eu comprei aqui, eu não sabia que acontecia isso. A gente não tem saneamento básico, a rua não é calçada, quando chove sempre alaga.” Desabafa Vera.

Crédito: Gilsimara Cardoso

Além dos prejuízos materiais, os moradores também temem riscos à vida, como choques elétricos. Em algumas áreas, mesmo com alagamentos severos, a energia elétrica não foi desligada, o que forçou muitas famílias a deixarem as casas por precaução. Em outras áreas, alguns moradores se arriscaram na correnteza para nadar. Diante da situação, a equipe da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de Vera Cruz esteve presente em algumas localidades para realizar ações emergenciais.

Em Tairu, a secretaria atuou na desobstrução da rua do Chafariz bloqueada pela queda de uma árvore. Já na Rua dos Coqueiros, foi realizada a escavação de um canal para facilitar o escoamento da água acumulada, buscando minimizar os impactos imediatos das chuvas.

Crédito: Gilsimara Cardoso

Em 35 anos nunca foi feito nada nessa rua, nem canalização, nem asfalto,…essa rua aqui, é a rua da escola, da igreja e da colônia dos pescadores, não é rua de veranistas“, alerta Gabrielli Amari, reside em Tairu há 35 anos, e lamenta a situação.

As comunidades de Aratuba, Tairu e demais regiões afetadas seguem aguardando medidas mais amplas e permanentes para enfrentar os efeitos recorrentes das chuvas e garantir segurança à população.

Fonte: Jornal Atualize

O post Ilha de Vera Cruz sofre com a chuva e vários bairros ficam alagados apareceu primeiro em ANF – Agência de Notícias das Favelas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.