Marque de Souza – Lairton Heineck assinou na tarde de hoje, o convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), em Porto Alegre, que garante a execução de ações de desassoreamento no Rio Forqueta.
A assinatura foi realizada com o titular da Sedur, Marcelo Caumo, ex-prefeito de Lajeado. Segundo Caumo, o programa Desassorear é uma das principais estratégias lançadas pelo governador Eduardo Leite para mitigar os impactos de eventos climáticos extremos. “O objetivo é promover segurança hídrica e prevenir desastres naturais em todo o Rio Grande do Sul.”
O programa conta com um investimento total de R$ 301,3 milhões, por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), beneficiando mais de 150 municípios gaúchos.
Em Marques de Souza, os recursos serão aplicados na retirada de sedimentos acumulados no leito do Rio Forqueta, problema que se agravou após as enchentes registradas em setembro e novembro de 2023, e novamente em maio de 2024. A remoção desse material é fundamental para melhorar o escoamento da água e reduzir o risco de novos alagamentos.
Para Heineck a adesão ao programa Desassorear RS representa um avanço significativo na recuperação da infraestrutura hídrica do município. “Com os investimentos previstos, será possível reduzir os riscos de alagamentos e aumentar a segurança da população frente a eventos climáticos extremos”.
Heineck também agradeceu ao Governo do Estado pela parceria, destacando que o desassoreamento do rio é uma demanda antiga da comunidade, especialmente após as enchentes que atingiram o município nos últimos anos.
Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação
The post Vice-prefeito assina convênio para desassoreamento do Rio Forqueta appeared first on Agora No Vale.