RN tem 78% das cidades sem ninguém de esquerda disputando prefeitura

Mesmo comandando o Governo local, o Rio Grande do Norte é o estado brasileiro com a menor porcentagem de candidaturas de esquerda nas disputas pelas Prefeituras. Os dados são do Poder360, que mostrou que, das 167 cidades, 131 não têm nenhum nome de um partido da esquerda.

O número representa 78% dos municípios potiguares. O dado chama atenção porque, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado em conjunto com o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, o Rio Grande do Norte é o estado do Brasil em que a população mais se identifica como sendo de esquerda; 18% dos potiguares se apresentam assim, quando a estimativa nacional é de 15%. O RN aparece ainda empatado com Pernambuco e seguido por outros estados nordestinos.

Depois do RN, Goiás, na região Centro-oeste, é o estado com menos candidatos a prefeitos filiados a uma sigla de esquerda, com 67%.

Na outra ponta, o estado vizinho do Ceará tem uma predominância progressista. Das 184 cidades cearenses, 83% possuem candidatos de esquerda. Lá, o governador é Elmano de Freitas, do PT.

Para o levantamento, o Poder360 considerou como legendas de esquerda o PT, PSB, PDT, PCO, PSOL, PSTU, PCB, PCdoB, UP, Rede e PV.

Nacionalmente, o percentual de cidades sem nenhum candidato dessas siglas é o maior desde o ano 2000 quando, naquela disputa, as siglas de esquerda disputaram a prefeitura em só 42% dos municípios. 

Em mais da metade das cidades brasileiras (2.859 de 5.569) não há candidatura de esquerda. É uma proporção superior à de cidades que não têm concorrentes filiados a partidos de direita (21% do total). Neste campo, foram considerados PP, PPB, PSDB, União Brasil, PRB, Republicanos, PSL, PL, Prona, Novo, PFL, DEM, PSC, PRTB, Patriota e PRD.

Nas 10 maiores cidades do RN

Entre os 10 maiores municípios do Rio Grande do Norte, quatro (Extremoz, Caicó, Assú e São José de Mipibu) não têm nenhum candidato de esquerda na eleição para a Prefeitura. 

Apenas Natal tem mais do que um candidato. Na capital, disputam Natália Bonavides (PT) e Nando Poeta (PSTU). Em Mossoró, o nome é Victor Hugo, da UP; em Parnamirim, Professor Eron (PT); no caso de São Gonçalo, o atual prefeito Eraldo (PT) concorre à reeleição; em Macaíba, Pastor Manasses (PSOL) é o representante; e, em Ceará-Mirim, a experiente Ana Célia (PSTU).

Cidade Nº de candidatos de esquerda Nº total de candidatos
Natal 2 (PT e PSTU) 6
Mossoró 1 (UP) 5
Parnamirim 1 (PT) 5
São Gonçalo do Amarante 1 (PT) 3
Macaíba 1 (PSOL) 4
Ceará-Mirim 1 (PSTU) 4
Extremoz 0 3
Caicó 0 3
Assú 0 2
São José de Mipibu 0 2

The post RN tem 78% das cidades sem ninguém de esquerda disputando prefeitura appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.