As obras de duplicação dos dois primeiros trechos da BR-304, principal rodovia federal no Rio Grande do Norte, terão início em setembro deste ano. A informação foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante reunião com a governadora Fátima Bezerra e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, na tarde desta terça-feira (6), em Brasília.
“São três obras muito importantes, estruturantes para o desenvolvimento do Estado. O edital para a duplicação da BR-304 nós vamos lançar no final de junho ou início de julho para que as obras sejam iniciadas em setembro. Além disso, vamos recuperar os trechos estaduais da BR-104, que estão sendo federalizados. Os dois quilômetros remanescentes da travessia de Macaíba vamos licitar no final deste mês”, afirmou o ministro.
Participe do canal “Agora RN” no WhatsApp
Os dois primeiros lotes da duplicação da BR-304 somam 95,7 quilômetros. O Lote 1 vai de Mossoró a Assu. Já o Lote 2 começa no entroncamento da Reta Tabajara, já duplicada, até o município de Riachuelo. Segundo o ministro, a equipe técnica do Ministério está elaborando o edital de contratação dos serviços e providenciando o licenciamento ambiental.
“Estivemos com o ministro tratando de obras prioritárias, do ponto de vista da infraestrutura rodoviária do nosso Estado, começando pela 304, um sonho de nosso povo que está se tornando realidade, graças ao governo do presidente Lula e à determinação do ministro Renan”, disse a governadora Fátima Bezerra.
Ela informou que a duplicação da BR-304 foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) como parte do plano de melhoria da malha viária. Esse plano já concluiu a restauração de 800 quilômetros de rodovias estaduais e prevê mais 620 quilômetros de restauração no segundo semestre deste ano.
Durante a reunião, também foi discutida a travessia urbana de Macaíba, que integra a duplicação da Reta Tabajara. As obras incluem a construção do viaduto de acesso ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.
Outro ponto tratado foi a implantação da BR-104 no estado. A rodovia começa em Macau e vai até Maceió, capital de Alagoas. São 672 quilômetros, sendo o trecho do Rio Grande do Norte o único ainda não implantado. Segundo Renan Filho, além da readequação de trechos pavimentados que estão sendo federalizados, as obras da BR-104 incluem a pavimentação de novos segmentos, como o que liga Lajes a Cerro Corá, com 46,7 quilômetros. A obra deve abrir uma nova rota de integração entre as microrregiões de Angicos e Serra de Santana.