Na Bahia, 43 cidades estão em alerta por causa dos temporais


Por causa das fortes chuvas, o abastecimento de água foi reduzido em Salvador, em três ilhas e em outras cinco cidades. Quarenta e três cidades estão em alerta por causa dos temporais na Bahia
Quarenta e três cidades estão em alerta por causa dos temporais na Bahia.
Em Candeias, na Região Metropolitana, um deslizamento de terra atingiu três casas e outras sete tiveram que ser interditadas pela Defesa Civil. Ninguém se feriu, mas moradores tiveram que sair dos imóveis. Em Simões Filho, também na Região Metropolitana, a queda de um barranco destruiu parte de uma escadaria. Uma árvore, por pouco, não atingiu uma casa.
“A fiação foi o que segurou”, conta o conferente Dorivaldo Sousa.
Em Morro de São Paulo, ruas alagaram. Em Santo Amaro, no Recôncavo, 150 famílias estão desabrigadas. Salvador registrou o maior volume de chuva nos últimos quatro dias: 392 mm – mais que o esperado para todo o mês de maio.
“Nossa preocupação maior é que o solo já está bastante encharcado, saturado em diversas dessas localidades. Até então, os escorregamentos são superficiais, mas o que a gente não quer observar é um escorregamento mais profundo que venha gerar soterramentos e prejuízos maiores”, diz Sosthenes Macedo, diretor geral da Defesa Civil.
Com ventos de mais de 60 km/h e mar agitado, a travessia de lanchas entre Salvador e a Ilha de Itaparica está suspensa há cinco dias.
Por causa das fortes chuvas, o abastecimento de água foi reduzido em Salvador, em três ilhas e em outras cinco cidades. Segundo a Embasa, Empresa Baiana de Água e Saneamento, a medida é para garantir a qualidade da água distribuída, já que o grande volume de chuva arrasta terra, sedimentos e outros materiais que alteram a qualidade da água.
“Essa retomada depende da melhoria da qualidade da água no ponto de captação e pós sistema de tratamento. Então, é um ponto de atenção. A gente tem que ficar avaliando isso sistematicamente para ver se a gente consegue garantir segurança para fornecer essa água para a população em volume”, afirma Fabrício Torinho, gerente da unidade socioambiental da Embasa.
Na Bahia, 43 cidades estão em alerta por causa dos temporais
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Abastecimento de água é reduzido em Salvador e região metropolitana devido a fortes chuvas
Salvador registra volume de chuva esperado para todo mês de maio nos últimos cinco dias
Quarenta e três cidades da Bahia estão com alerta de perigo devido ao acumulado de chuvas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.