300 presos do semiaberto estão sem tornozeleira eletrônica no RN, afirma Seap

Cerca de 300 presos do regime semiaberto no Rio Grande do Norte estavam sem tornozeleira eletrônica até esta terça-feira 6, segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). A informação foi divulgada pelo g1 RN.

De acordo com a pasta, o estado registrava aproximadamente 3 mil apenados no regime semiaberto até esta data. A Seap informou que há um estoque de tornozeleiras disponível, mas a instalação dos equipamentos “estão sendo agendadas de acordo com a capacidade da Central [de Monitoramento Eletrônico]”.

Essa não é a primeira vez que presos progridem para o semiaberto sem tornozeleiras no estado. Em 2023, detentos passaram para esse regime sem uso do equipamento por conta de dívidas do Governo do RN com as empresas fornecedoras. Já em 2024, cerca de 500 presos também progrediram para o semiaberto sem monitoramento eletrônico.

Participe do canal “Agora RN” no WhatsApp

A Seap informou que “permanecem ativos, em pleno funcionamento: os serviços de instalação, manutenção e monitoramento eletrônico de tornozeleiras eletrônicas do regime semiaberto, medidas cautelares, medidas protetivas e prisões domiciliares”.

Ainda segundo a secretaria, a Central de Monitoramento Eletrônico aumentou recentemente sua capacidade de funcionamento e número de atendimentos. “Em duas semanas, foram instalados mais de 700 novos equipamentos. Ademais, o fornecimento de dispositivos segue regularizado e com estoque”, afirmou o órgão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.