Do chão ao teto: padre Fábio Lima faz balanço da reconstrução da Paróquia da Paz em Paranaguá

Após o desabamento do telhado da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Paranaguá, em 2016, a comunidade se esforça para recuperar o espaço e retomar as atividades. O padre Fábio Lima, que está há quatro anos como pároco da Igreja da Paz, fez um balanço do trabalho realizado e, prestes a mudar de paróquia, celebra a reconstrução do local. 

No mês passado, a Diocese de Paranaguá, por meio do bispo Dom Edmar Peron, anunciou transferências entre os párocos de Paranaguá, divulgando que o padre Fábio Lima será o novo Pároco da Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário. As mudanças ocorrem a partir de junho de 2025.

“É uma mistura de emoção, de gratidão a Deus, é um amor pela paróquia. Quem bom que a mão de Deus esteve sobre nós e deu tudo certo. Tenho muita gratidão aos irmãos que passaram antes de mim, que também deram sua contribuição. Quando cheguei, olhando aquele cenário, nunca tive medo, mas temor, e fui muito feliz porque pude contar com bons paroquianos, homens, mulheres e crianças que acreditaram naquele padre jovem”, avaliou padre Fábio.

foto3 paroquia da paz
“Nós partimos do momento em que olhávamos a igreja totalmente no chão e hoje estamos com a nossa bela igreja matriz”, disse padre Fábio (Foto: Folha do Litoral News)

Ele ressaltou que a reconstrução das paredes da igreja contou com a ajuda da comunidade. “Compramos os nossos vitrais, não foi fácil. A fachada da igreja foi uma dádiva, um presente a toda a comunidade, agradeço aqueles que fizeram a doação. Depois, temos que olhar absolutamente tudo, estamos falando de coisas menores até as maiores”, afirmou padre Fábio.

Padre Fábio disse que precisou ser comprada desde as coisas pequenas, como os panos utilizados nas celebrações, até a recuperação da fachada da igreja.

“Com o dinheiro da venda de bolos, no valor de R$2, começamos a comprar os paninhos do altar, os corporais, os sanguíneos, os livros que haviam sido deteriorados, velas, toalhas. Desde a lâmpada, o tecido que põe no altar, as flores, os vasos, compramos tudo. Até as coisas maiores como a pintura da igreja, as paredes que foram recuperadas, os vidros das janelas, chegaram os vitrais, a recuperação da fachada, a limpeza das salas de catequese, recuperamos o salão, a casa paroquial, o telhado”, destacou o pároco.

foto2 paroquia da paz
 Igreja ficou inutilizada por anos até a reforma
(Foto: Arquivo)

Padre Fábio finalizou agradecendo a comunidade e celebrando a conquista de recuperar o espaço. “Nós partimos do momento em que olhávamos a igreja totalmente no chão e hoje estamos com a nossa bela igreja matriz”, finalizou.

A Paróquia da Paz possui quatro comunidades: Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz (Jardim Alvorada), – Igreja Nossa Senhora Aparecida (Vila Itibere), Igreja Nossa Senhora de Fátima (Jardim Araçá) e Igreja Senhor Bom Jesus (Emboguaçu).

Na Matriz, as missas acontecem às quartas-feiras (19h30), sábados (20h) e domingos (8h e 19h30).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.