Mês mundial da amamentação: Banco de Leite Humano de Juiz de Fora pede doações

No mês de agosto, a atenção se volta para a importância do aleitamento materno. O Agosto Dourado foi instituído por meio da Lei nº 13.435/2.017, como  intuito de intensificar ações de conscientização e esclarecimento sobre o tema. Em Juiz de Fora, o Banco de Leite Humano realiza periodicamente ações voltadas para a doação de leite materno, e necessita de doações, já que houve queda na quantidade de leite doado em comparação com o ano passado. 

Conforme divulgado no site da instituição, em 2024 já foram distribuídos 169,6 litros de leite humano. O número é menor do que o observado no mesmo período do ano passado, em que, de janeiro a junho, o banco já havia distribuído 184,4 litros. Conforme a enfermeira do Banco de Leite Humano (BLH), Fernanda Pavan de Souza, o estoque de leite está no limite.

“Estamos conseguindo atender tanto as UTIs públicas quanto privadas de Juiz de Fora e da região. Atendemos São João del-Rei e Barbacena, só que hoje, estamos no limite. Temos leite pasteurizado, mas a doação está quase zerada. Estamos conseguindo manter os pedidos, mas uma hora vai zerar o banco, porque a doação caiu muito”. 

Assim como a quantidade de leite recebida, o número de doadoras também é menor este ano. Em 2024, o Banco de Leite recebeu a contribuição de 245 doadoras, sendo 69 no mês de julho. No ano passado, foram 354 pessoas doando entre janeiro e junho, totalizando 280,9 litros recebidos. Até o final do mês de julho deste ano, o banco recebeu apenas 138 litros de leite cru, de acordo com Fernanda.

“Esse leite vai passar por um processo de pasteurização que tem muita perda. Esse é o grande problema quando passa pelo processo de pasteurização, que é um processo eliminatório classificatório: se perde muito leite, e conforme vai diminuindo o número de doações, o nosso estoque vai caindo.”

Como doar para o Banco de Leite

As mulheres que tiverem excesso de leite e interesse em doar devem entrar em contato com o Banco de Leite Humano por meio do telefone 3690-7436. Através do WhatsApp será realizado um cadastro com informações importantes da colaboradora, além da solicitação dos últimos exames realizados durante o pré-natal, como o de HIV, sífilis e hepatite B. Após a análise do estado de saúde da doadora, feito pelo médico do banco, será informado se ela está apta ou não para se tornar uma doadora. 

As doadoras serão orientadas sobre a forma correta de realizar a coleta de leite, assim como a higienização necessária para o procedimento. O Banco de Leite oferece um frasco esterilizado para que a própria mãe faça a coleta e, uma vez por semana, a equipe vai até a residência da doadora buscar o leite doado.

A recomendação é para que, antes de iniciar a coleta, a doadora utilize touca ou lenço para cobrir os cabelos e coloque uma fralda de pano ou máscara sobre o nariz e a boca, além de lavar as mãos e braços até o cotovelo com água e sabão e lavar as mamas apenas com água. Ao término da coleta, é necessário armazenar imediatamente no congelador até o dia que a equipe fará a visita domiciliar para pegar o frasco doado.

Ações de incentivo

O Banco de Leite promove ações em grupo e individuais durante todo o ano, como o programa Cultive, que ocorre todas as terças e quintas, quando as mães levam os bebês para vacinar.

“As mães que vêm trazer os bebês para receber as vacinas BCG, hepatite ou outras que, às vezes, não foram feitas no hospital, são orientadas sobre nossos atendimentos e a doação. É um atendimento em grupo mesmo, feito por nós do Banco de Leite ou por acadêmicos que atuam conosco.

No mês de agosto, com o intuito de aumentar o número de doações, o BLH de Juiz de Fora vai promover um curso de gestantes no dia 28, no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS), na Avenida dos Andradas, no antigo Palácio da Saúde. As inscrições podem ser feitas pelo número 36907436.

Confira a programação completa:

  • Pré Natal, parto e puerpério – enfermeira Ana Beatriz Quirino
  • Aleitamento materno – enfermeira obstetra e supervisora do BLH, Silvia Raquel Victor 
  • Cuidados com o recém nascido – enfermeira do BLH, Fernanda Pavan de Souza 
  • Manobra de Heimlich – sargento do Corpo de Bombeiros, Alexandre Moreira

 

  • LEIA MAIS notícias sobre Juiz de Fora aqui

O post Mês mundial da amamentação: Banco de Leite Humano de Juiz de Fora pede doações apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.