Entre os dias 6 e 9 de maio de 2025, será realizado em Fortaleza (CE), o III Encontro Nacional da Associação Nacional de Preservação do Patrimônio Bantu (ACBANTU). O evento acontece no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto e reunirá mais de 100 lideranças religiosas de 16 estados brasileiros.
Com o tema “Agenda 2030, Saberes Tradicionais e Etnodesenvolvimento”, o encontro visa articular ações estruturantes para a promoção de direitos dos povos e comunidades de terreiro, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A programação inclui debates sobre justiça social, reconhecimento dos saberes tradicionais, regularização fundiária, acesso a recursos essenciais e enfrentamento à discriminação étnica, racial e religiosa.
Durante o evento, será lançada a Cartilha sobre os Direitos dos Povos de Terreiro, instrumento de orientação e proteção dos territórios tradicionais. A iniciativa também busca fortalecer redes e coletivos ligados à ACBANTU, como a Rede KÔDYA, a Rede Kitaanda Bantu, o Coletivo Azuele e o Ponto de Cultura Lubitu kwa Ndeembwa.
A realização é da ACBANTU em parceria com organizações da sociedade civil e conta com apoio institucional de diversos ministérios e governos estaduais, além do patrocínio de entidades como a CESE, Fiocruz e Universidade Federal Fluminense.
O post Fortaleza sedia III Encontro Nacional da ACBANTU com foco na Agenda 2030 e no etnodesenvolvimento apareceu primeiro em ANF – Agência de Notícias das Favelas.