O que esperar do tempo e clima em Alagoas no mês de maio? Meteorologista explica

O mês de maio, que marca o início da quadra chuvosa em Alagoas, começou com registros de chuvas em algumas regiões do estado, principalmente no litoral. De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídrios de Alagoas (Semarh), a previsão é de que essas chuvas se tornem mais frequentes ao longo das próximas semanas.

Embora haja previsão de período chuvoso para o estado de Alagoas, o volume deve ficar abaixo do esperado para esta época do ano. Segundo o meteorologista Vinicíus Pinho, superintendente de prevenção em desastres naturais da Semarh, os próximos dias devem ser de chuvas intercaladas com tempo seco.

“Estamos entrando na quadra chuvosa. A expectativa para o mês de maio é de um aumento nas chuvas em relação a abril, porém sem grandes volumes de chuva. Já notamos uma queda de temperatura nos últimos dias, principalmente no período da manhã, que é uma característica dessa época do ano. Já os próximos dias devem ser de chuva intercaladas com tempo seco, e a tendência é de que essa chuva aumente gradativamente. Porém, o volume deve ficar abaixo do esperado”, explicou Pinho.

Para a região do Sertão, que registrou recordes de calor nos últimos dias, a previsão é de uma leve queda nas temperaturas e aumento da umidade relativa do ar nas próximas semanas.

“A temperatura também deve cair no Sertão nos próximos dias. A região estava passando por um veranico e registrou as maiores máximas do país. A tendência é de que, com o aumento das chuvas, esse calor diminua na região. Essa chuva é benéfica para a  localidade, que vem sofrendo com a seca nos últimos meses”, completou Pinho.

Cemaden emite alerta de chuva moderada para Alagoas

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, divulgou um aviso meteorológico para a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na capital alagoana nesta terça-feira (6).

De acordo com o Cemaden, há possibilidade de pancadas de chuva com intensidade moderada a forte ao longo do dia. Com isso, não está descartado o risco de inundações pontuais em córregos canalizados em áreas urbanas e alagamentos em alguns pontos da cidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.