Auxiliares voluntários do programa Incluir começam a atuar em escolas de Mossoró no fim de junho

A Secretaria Municipal de Educação de Mossoró encerra nesta terça-feira 6 as inscrições para o processo seletivo de auxiliares voluntários do programa Incluir. O edital foi publicado no Diário Oficial no dia 30 de abril e a seleção ocorre de forma simplificada e gratuita, com resultado final previsto para 4 de junho.

“O programa cumpre, inclusive, o voluntariado, que ele não tem nenhuma taxa de inscrição, nem agora, nem quando for fazer o termo de adesão junto à secretaria, é realmente aberto à população, sem nenhuma taxa, diferente de outros processos seletivos”, afirmou o secretário de Educação, Leonardo Dantas, em entrevista à TCM.

Os candidatos devem se inscrever de forma online por meio do site concursos.mossoro.rn.gov.br. A seleção leva em conta critérios classificatórios como graduação em pedagogia com especialização em educação inclusiva, ou qualquer graduação, ou ensino médio. Também são consideradas experiências anteriores em educação inclusiva, cursos com diferentes cargas horárias, e participação em programas de voluntariado.

As inscrições já exigem que o candidato escolha o polo de atuação, com opções distribuídas entre a zona urbana e rural de Mossoró. “Essas pessoas que estão se inscrevendo já escolheram o seu polo. Então, também fica atento na hora da inscrição, de ver no edital qual polo que melhor se encaixa na sua realidade”, explicou Leonardo.

Segundo o secretário, a convocação será feita por etapas. “A secretaria tem pensado em convocar os primeiros 400, dar a formação, alocar todos na rede e depois parte para a segunda etapa”, disse. A capacitação será obrigatória e ministrada por instituições como UERN e Corpo de Bombeiros, com exigência mínima de 85% de frequência.

“Eles só podem ir para a sala de aula quando terminar essa formação, que nós estamos chamando de uma formação inicial. […] Também vai haver a obrigatoriedade da formação continuada”, declarou Leonardo, reforçando que o início da atuação nas escolas está previsto para o fim de junho.

Os voluntários receberão uma bolsa de R$ 800 para jornadas de 20 horas semanais e R$ 1.600 para 40 horas. O valor tem como finalidade auxiliar nos custos de alimentação e transporte.

A atuação desses auxiliares será monitorada pelas direções escolares e pela Secretaria de Educação. “Esse auxiliar voluntário vai chegar para dar o apoio aos estudantes, dar esse suporte também às salas de aula, aos professores, e tem que cumprir as suas tarefas diárias. Não cumprindo ou não se dando bem, tanto ele pode desistir como nós também podemos cancelar esse termo de adesão”, afirmou Leonardo.

O secretário também anunciou a criação de novas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), como na região da Maísa, e a previsão de abertura de uma nova Unidade de Educação Infantil no bairro Cidade Oeste. O programa Incluir, segundo ele, está sendo acompanhado por outras cidades. “Semana passada estive, inclusive, reunido com a secretária de Educação de São Gonçalo do Amarante. A própria Areia Branca já lançou um edital.”

Leonardo Dantas concluiu dizendo que o programa busca reorganizar e fortalecer a rede municipal. “Nós vamos continuar. Então, o programa Incluir é um passo importante e precisa de tantos outros passos, que a educação é assim mesmo, é complexa, é dinâmica, mas nós estamos avançando e trabalhando para que as nossas escolas sejam cada vez melhores.”

Programa Incluir

O Programa Incluir, iniciativa da Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), tem como objetivo contratar auxiliares para dar assistência aos alunos com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA), contribuindo com o processo de inclusão escolar. O programa garante a contratação de pelo menos 800 auxiliares que irão contribuir com o processo de inclusão escolar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.