Amantes da astronomia foram presenteados com um espetáculo celeste em Lajeado na madrugada desta terça-feira (6), quando ocorreu o pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas. O fenômeno, causado por fragmentos do cometa Halley ao entrarem na atmosfera terrestre, proporcionou belas “estrelas cadentes” visíveis a olho nu.
A Eta Aquáridas ocorre anualmente entre 19 de abril e 28 de maio, com máxima intensidade nesta semana. Os meteoros parecem surgir da constelação de Aquário e oferecem uma ótima oportunidade para contemplação e, claro, fazer pedidos!
O leitor Vitor Hugo fez os registros após às 3h40 e observou cerca de 50 meteoros.
Ver esta publicação no Instagram
Esta é uma das duas chuvas de meteoros anuais associadas ao cometa Halley. A outra, chamada Oriônidas, acontece em outubro, mas costuma ser menos intensa. A Eta Aquáridas, por outro lado, costuma produzir entre 20 e 40 meteoros por hora em seu pico, dependendo das condições de visibilidade e ausência de nuvens.
O fenômeno, além de científico, é cercado de simbolismo. Muitas pessoas aproveitam para fazer pedidos ao ver uma estrela cadente, seguindo uma tradição popular que atravessa gerações. E, para quem perdeu o espetáculo desta madrugada, ainda há chances de observar meteoros nos próximos dias, embora em menor intensidade.
The post Vídeo: Chuva de meteoros Eta Aquáridas encanta o céu de Lajeado na madrugada desta terça (6) appeared first on Agora No Vale.