Concerva promove cenário cervejeiro em Toledo

Estimated reading time: 3 minutos

A paixão nacional pela cerveja é um clássico, em Toledo, não poderia ser diferente. No município, o cenário cervejeiro abrange desde a produção caseira até a industrial e a de microcervejarias. Essa rede de fabricação e consumo estimula a experimentação de novos rótulos, tanto em bares quanto em casa, fomentando a cena local.

A Confraria dos Cervejeiros Artesanais de Toledo (Concerva), é um dos pilares desse movimento. O engenheiro químico e empreendedor Henrique Perina explica que “esta é uma associação sem fins lucrativos, mas com fins beneficentes, como a arrecadação de alimentos. Nosso estatuto prevê que a pessoa não precisa necessariamente produzi-la para ser associada; basta apreciar a cerveja artesanal”.

PARTICIPANTES – Ao todo, são aproximadamente 104 membros entre sommeliers, produtores e apreciadores. Em relação ao número de habitantes de Toledo, trata-se de uma participação expressiva, especialmente se comparada a outras cidades. O mestre cervejeiro Alexandre Duarte comenta que “aqui, temos uma alta concentração de pessoas que fazem cerveja artesanal. Quando nos reunimos, falta espaço, sempre chega mais gente. Isso impacta positivamente em todos, desde os caseiros até a indústria. Quem faz em casa experimenta insumos diferentes, de origens variadas, e pode trocar experiências diretamente com outros produtores”.

Para estimular a produção de diferentes estilos, a 38ª turma de brassagem da Concerva foi dividida em grupos. Cada um criou uma cerveja inspirada em um país ou escola cervejeira distinta e apresentou o resultado aos demais participantes.

INSUMOS – A troca de receitas e técnicas entre os membros permite explorar uma ampla variedade de insumos, contribuindo para a inovação. “O mundo da cerveja é tão vasto quanto o do vinho”, afirma Perina. “Na minha empresa, conseguimos ingredientes do mundo todo: maltes do Brasil, Inglaterra e Alemanha; lúpulos dos Estados Unidos, Nova Zelândia e até da África; além de leveduras diversas. É aí que mora a magia, podemos misturar técnicas e explorar novos sabores, criando perfis sensoriais distintos”.

ENCONTROS – A Concerva também promove eventos periódicos. “Realizamos dois encontros por ano, nos quais cada cervejeiro leva suas criações, junto com familiares e convidados. Além disso, temos reuniões menores, como a Noite das Artesanais, em que discutimos o que cada um produziu”, complementa Perina.

Mais do que produzir e degustar cervejas artesanais, os membros da Concerva cultivam uma cultura de troca, aprendizado e pertencimento. Em cada encontro, fermenta não apenas uma nova receita, mas também o espírito comunitário. Um brinde à criatividade, à colaboração e à paixão que tornam a cidade um polo efervescente do universo cervejeiro.

Da Redação

TOLEDO

O post Concerva promove cenário cervejeiro em Toledo apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.