A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) deu continuidade às ações de fiscalização durante este sábado, 3 de maio, com operações nas zonas Sul e Norte da capital. As ações tiveram como foco as praias de Ponta Negra e da Redinha, a fim de verificar o ordenamento do comércio e a correta utilização da faixa de areia da praia.
Em Ponta Negra, os ambulantes que circulavam pela avenida Erivan França estavam utilizando os seus crachás. Já na faixa de areia, foi constatado que dois locadores estavam instalando conjuntos de guarda-sóis sobre a área de espaço destinada ao acesso para a escadaria. Os fiscais realizaram uma intervenção junto aos locatários para a correta armação dos guardas-sóis, sem a necessidade de adoção de medidas administrativas formais.
“Fora isso, o dia foi tranquilo, não tivemos grandes intercorrências na praia. Os locatários e os ambulantes estão agindo em conformidade com as normas vigentes do ordenamento”, destacou a supervisora de plantão, Rejanne Alves.
Leia também: Cinco trechos de praias e rio estão impróprios para banho na Grande Natal, aponta Idema
Além disso, ainda foi detectado um lançamento de efluentes por parte de um imóvel na Erivan França, sendo portanto, lavrado um Auto de Infração para entrega posterior. Ainda no bairro de Ponta Negra foi identificado que na Av. Engenheiro Roberto Freire, havia um lançamento irregular de água de piscina para via pública, próximo a rotatória com a Rua Tivoli. Com o estabelecimento já havia sido autuado anteriormente pela mesma infração, recebeu a penalidade de multa grave, pela reincidência.
Logo após, a fiscalização se dirigiu à praia da Redinha, zona norte de Natal, para entregar três autos de infração aos organizadores de um evento, que foi fiscalizado ainda em abril. O evento havia sido denunciado pela população de que ele seria realizado sem a devida autorização do órgão.
Denúncias
A Semurb reforça a importância da colaboração da população no combate às irregularidades ambientais. Denúncias podem ser registradas na Ouvidoria da Semurb, via WhatsApp (84) 3616-9829, ou por telefone (84) 3616-9813, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail: [email protected]. Em fins de semana e feriados, a população pode acionar o CIOSP, pelo número 190.