O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e nomeou Márcia Lopes para assumir o cargo.
De acordo com comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto, a troca será oficializada ainda nesta segunda-feira 5.
A mudança faz parte de uma reconfiguração mais ampla na Esplanada dos Ministérios. No início do ano, Lula já havia promovido alterações nos comandos do Ministério da Saúde, da Secretaria de Comunicação Social e da Secretaria de Relações Institucionais.
Neste mês, o presidente também substituiu o chefe do Ministério das Comunicações. Na semana passada, houve nova mudança: o Ministério da Previdência Social teve seu comando trocado após denúncias de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Leia também: Presidente Lula embarca essa semana para viagens à Rússia e à China
Clima de insatisfação
Como revelou a CNN, a saída de Cida Gonçalves já era considerada provável há alguns meses. Em fevereiro, ela relatou à Comissão de Ética da Presidência da República que frequentemente interrompia suas agendas para atender à primeira-dama, Janja da Silva.
Na mesma ocasião, afirmou ignorar convites e pedidos de dois ministros: Alexandre Padilha (então à frente das Relações Institucionais) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência).
Cida Gonçalves também foi alvo de um processo, posteriormente arquivado, por suspeita de assédio moral. Segundo apuração interna, ela teria sugerido apoio financeiro a uma servidora para que esta se candidatasse nas eleições de 2026, em troca de silêncio sobre uma denúncia de racismo.