
Estimated reading time: 4 minutos
O município de Toledo, mais uma vez, registra saldo positivo na geração de emprego. No mês de março foram 58 novas vagas de trabalho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. As informações foram divulgadas na última quarta-feira (30). O saldo é o resultado de 3.393 admissões e 3.335 desligamentos.
Considerando os três primeiros meses do ano, Toledo manteve a liderança estadual na geração de empregos. Entre os 24 municípios paranaenses com mais de 100 mil habitantes, Toledo registrou a melhor média per capita no período: 18.490,73 empregos para cada 1 milhão de moradores, superando Araucária (10.010,12), Arapongas (8.977,66), Pinhais (8.148,36) e Curitiba (8.278,37).
“No mês de março, o município gerou um saldo de 58 vagas. Por mais que seja um saldo pequeno comparado ao mês de fevereiro, que foi uma marca histórica com 2.311 vagas, o que chama a atenção no mês de março é que o setor de Serviço continua gerando muitas vagas. Totalizando mais de 1.405 vagas, comparado com a Indústria, por exemplo, que foi o 973”, comenta o gerente da Agência do Trabalhador de Toledo, Rodrigo Souza.
TRIMESTRE – No acumulado do ano, Toledo admitiu 12.263 trabalhadores e desligou 9.330, fechando o primeiro trimestre com saldo de 2.933 novas vagas com carteira de trabalho. “No comparativo com o período de janeiro a março, Toledo aparece em quarto lugar no estado e o primeiro lugar per capita e na maior variação do saldo positivo com 2.933 vagas”.
Souza complementa que o município apresentou nos três primeiros meses do ano um crescimento do mercado formal de trabalho de 4,72%. “Esse indicativo mostra que temos um ano que vai se manter nesse processo de crescimento. A nossa economia é muito diversa com o setor de Serviço, com a Indústria e com o Comércio, principalmente com o setor de Serviços puxando à frente. Isso é muito positivo. Por exemplo, hoje nós contratamos ou temos um número mais positivo de contratações em Serviços que cidade que tem essa habilidade na natureza dela, como Foz de Iguaçu”, pontua.
O gerente da Agência do Trabalhador enfatiza ainda que os dados deixam a equipe satisfeita porque reflete todas as ações do órgão para possibilitar ao cidadão mais facilidade para encontrar uma oportunidade de trabalho. “Enquanto Poder Público ficamos muito felizes, porque dá sentido ao nosso trabalho. O mercado de trabalho continua aquecido, ele gera muitas oportunidades e isso fica representado com os números. Ações como o Sine em Movimento demonstram que são importantes para encontrarmos pessoas que estão fora do mercado de trabalho e que possam ser inserida”, cita ao enfatizar que no mês de maio a Agência do Trabalhador irá divulgar o calendário com todos os cursos contratados de qualificação profissional, para auxiliar o candidato a se preparar para conseguir uma vaga de trabalho.
OUTROS DADOS – No mês de março, o setor de Serviços admitiu 1.405 trabalhadores e desligou 1.277, resultando em um saldo de 128. A Agropecuária contratou 82, e demitiu 122, ficando com saldo de -40. O setor da Construção admitiu em março 255 profissionais e desligou 274, saldo de -19. Outros dois setores também encerraram o período com saldo negativo, Indústria e Comércio, com saldos -9 e -2, respectivamente.
BRASIL — No País, foram abertos 654.503 postos de trabalho formais no acumulado do ano de 2025. O setor que mais contratou no Brasil foi o de Serviços, com a criação de 362.866 vagas, seguido da Indústria (153.868) e Construção Civil (100.371). No mês de março, foram 71.576 novos postos de trabalho.
Com informações da Assessoria*
*Redação
TOLEDO
O post Toledo se destaca na geração de emprego apareceu primeiro em Jornal do Oeste.