Novo ministro da Previdência e presidente do INSS se reúnem neste domingo 4

O novo ministro da Previdência, Wolney Queiroz, e o recém-nomeado presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, têm o primeiro encontro marcado para este domingo 4. A reunião ocorre em meio à pressão para que o governo federal devolva valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas por entidades associativas.

Wolney convocou Waller para o encontro e também deve se reunir com integrantes da Casa Civil ainda neste domingo. Procurador federal de carreira, Gilberto Waller não foi indicado pelo PDT — partido de Wolney e do ex-ministro Carlos Lupi. Seu nome chegou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio de aliados da área jurídica.

Nos bastidores, Waller tem sido chamado de “xerife”, em alusão à sua missão de reorganizar o INSS, em meio à crise provocada pelas denúncias de irregularidades.

Segundo apuração da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), ao menos R$ 6 bilhões teriam sido descontados ilegalmente de benefícios entre 2019 e 2024. O valor ainda está sendo revisado. As fraudes afetaram, principalmente, trabalhadores rurais, indígenas e outros grupos em situação de vulnerabilidade.

Diante da repercussão negativa, Lula decidiu trocar os comandos da Previdência e do INSS, além de determinar a apuração completa dos desvios e a elaboração de um plano de ressarcimento, que deve ser anunciado ainda nesta semana.

*Com informações da CNN

Adicionar aos favoritos o Link permanente.