Projeto Fábrika une inclusão social e fé na periferia de Belo Horizonte

No Bairro Piratininga, na periferia de Belo Horizonte, em Minas Gerais, crianças, adolescentes e jovens, aproveitam as noites de terças e sextas-feira para praticar o Taekwondo. Cerca de 20 atletas são orientados para além do esporte, com atividades educacionais e psicossociais, as ações visam contribuir na formação humana, social e no fortalecimento da fé. Isso porque o local dos treinos é dentro do templo da Igreja Presbiteriana Aliança Eterna, que abriu as portas para a comunidade entendendo sua função social. Assim, nos dias dos treinos as cadeiras dão lugar ao tatame, e a igreja se tranforma no centro de treinamento. Toda estrutura é oferecida de forma gratuita. Essa iniciativa faz parte do Projeto Fábrika, idealizad0 há quase 10 anos pelo Pr. Felipe Abreu.

No próximo mês de junho, os participantes do Projeto Fabrika, com idades entre 06 e 14 anos, vão participar do 1º Festival Infantil de Taekwondo, em Belo Horizonte. E a coordenação do projeto iniciou uma campanha de ajuda para que os atletas consigam participar. A inscrição custa R$ 80 reais, e quem desejar contribuir com qualquer valor ou apadrinhando algum atleta pode doar através do PIX 070.245.64. 0001-03 CNPJ da Igreja Presbiteriana Aliança Eterna.

O Projeto Fabriká, também oferece outras atividades para a comunidade, como: aula de música, dança, inglês, LIBRAS e artesanato. As aulas são ministradas por profissionais qualificados e atentos ao desenvolvimento e integração do aluno com os companheiros, sempre salientando o trabalho em equipe. Além desse foco, os professores também dedicam tempo especial a formação física e desenvolvimento do aluno, sempre de forma saudável.

Pr. Felipe Abreu, é oriundo do bairro União, periferia da capital mineira, e desde adolescência esteve envolvido em trabalhos sociais por meio dos trabalhos voluntários da igreja. Tem formação em teologia, pós-graduação em Revitalização e Multiplicação de Igreja. É Mestrando em Teologia Sistemática e graduando em Analise e Desenvolvimento de Sistema pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.  

Em 2014, durante sua caminhada no seminário, foi enviado para ajudar e desenvolver um trabalho de revitalização na Congregação Presbiteriana da Colônia Santa Izabel na cidade de Betim-MG na Colônia Santa Izabel; muito conhecida anteriormente por possuir o maior leprosário da América Latina. Assumindo a igreja, morou na comunidade com sua família por 3 anos.

Durante sua caminhada, viveu e conviveu com os mais diferentes e variados desafios: desestrutura familiar, problemas de orfandade, assassinato, drogas e outros entre as crianças, jovens e adolescentes da comunidade. Como forma de combater essa desestrutura e tentar remodelar, criou em 2016 o projeto FABRIKA, voltado para as atividades esportivas e educacionais. 

Retornando para Belo Horizonte em 2017, o projeto tomou mais forma na Terceira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte e hoje possui sua sede na Igreja Presbiteriana Aliança Eterna, na cidade de Belo Horizonte. 

O projeto FABRIKA, tem o intuito de oferecer uma nova perspectiva de vida para todos que sofrem com a vulnerabilidade social. 

@pr_felipeabreu

O post Projeto Fábrika une inclusão social e fé na periferia de Belo Horizonte apareceu primeiro em ANF – Agência de Notícias das Favelas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.