

A montadora chinesa GWM está ampliando sua presença no mercado brasileiro. A empresa confirmou o início da produção local do Haval H6 em sua fábrica em Iracemápolis (SP) e anunciou que os próximos passos incluem a introdução da marca de luxo Wey e da linha de picapes Poer no país.
A produção das unidades pré-série do Haval H6 começa em maio. A expectativa é que os primeiros exemplares nacionais do SUV híbrido cheguem às concessionárias até julho. O modelo produzido no Brasil contará com um design atualizado, com destaque para os faróis full-LED, nova grade frontal, para-choques redesenhados e mudanças na traseira, incluindo lanternas e tampa do porta-malas. Novos itens de tecnologia e conforto também são esperados.
Neste início de operação, grande parte dos componentes ainda será importada da China. No entanto, a meta da GWM é nacionalizar progressivamente os itens até 2027, com foco na futura exportação para outros mercados da América do Sul.
“Nosso processo produtivo não seguirá os formatos SKD ou CKD”, afirmou Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM. “Estamos no programa Mover, com habilitação de cada componente, inclusive com isenções fiscais para algumas peças. Nossa fábrica contará com duas linhas de montagem e cabine de pintura preparada para atender também à produção da linha Poer”, completou.
Picapes Poer chegam em agosto
As picapes Poer têm estreia prevista no mercado brasileiro em agosto, inicialmente com motorização a diesel. Segundo Bastos, uma versão híbrida plug-in (PHEV), que combina motor a combustão e elétrico, será produzida localmente até o final de 2025.
O modelo será oferecido em duas configurações distintas, atendendo tanto o uso urbano quanto o trabalho pesado. “Nossos concessionários pediram uma versão robusta, e vamos oferecer. O motor 2.4 turbo a diesel é ideal para aplicações exigentes. Não se trata de um produto de nicho”, reforçou Bastos.
Marca Wey mira o segmento premium
A GWM também prepara a estreia da Wey, sua marca de luxo, que chegará ao Brasil com o SUV Wey 7. O modelo foi desenvolvido para disputar mercado com marcas como Lexus e Volvo, além de competir com a Denza – divisão premium da também chinesa BYD – que tem chegada prevista ao país em 2025.
Com 5,16 metros de comprimento e entre-eixos de 3,05 m, o Wey 7 acomoda até seis ocupantes. Embora o preço ainda não tenha sido divulgado, o valor será superior ao do recém-lançado Tank 300, que parte de R$ 333 mil.
Sob o capô, o Wey 7 traz um motor 1.5 turbo a gasolina aliado a três motores elétricos – sendo um deles dedicado à geração de energia. A potência combinada atinge 416 cv e o torque chega a impressionantes 71,4 kgfm, com tração integral permanente.
Com essa ofensiva, a GWM busca se consolidar como protagonista entre as montadoras de origem chinesa no Brasil, ampliando seu portfólio com opções eletrificadas e de alto padrão.
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