Aposentado de 68 anos diz que usou apenas “água e cuidado”; outro tubérculo de 7 kg foi retirado do mesmo canteiro
Uma batata‑doce de impressionantes 20 kg foi colhida nesta quarta‑feira (30) em uma pequena horta doméstica de Piratini, na Região Sul do Rio Grande do Sul. O feito, protagonizado pelo produtor rural aposentado Hélio Ocanho Raimundo, de 68 anos, chamou a atenção de vizinhos e até de técnicos da Emater/RS.
“É só para o gasto, uma hortinha caseira. Plantei na tela, só coloquei água e cuidei”, comenta Raimundo, ainda surpreso com o tamanho do tubérculo. “Quando comecei a tirar as mais miúdas, achei que não ia dar nada. No meio do canteiro, encontrei duas: uma com 7 kg e, do lado, essa de 20 kg.”
Como a batata‑doce ficou tão grande?
Segundo Fernanda Silva Corrêa, técnica em agropecuária da Emater/RS, o segrego está no tempo de permanência no solo:
- A batata‑doce comercializada normalmente pesa cerca de 250 g.
- Para atingir 4 kg, considerada a faixa “fora do comum”, o tubérculo precisa ficar vários anos enterrado.
- Não há um limite exato de peso, mas exemplares de 20 kg são raríssimos — Fernanda afirma nunca ter visto algo semelhante.
“Provavelmente ele tem essa batata no solo há muito tempo. A planta continuou desenvolvendo a raiz mesmo sem apresentar muitos ramos na superfície, o que costuma enganar o produtor”, explica a técnica.

Próximos passos: almoço coletivo?
Raimundo ainda não decidiu o destino da batata‑doce, mas planeja cozinhar parte dela em um almoço que promete ser “maior do que o comum”. “Só não sei quantas pessoas vai alimentar; depende de quem aparecer”, brinca.
The post Batata‑doce gigante de 20 kg é colhida em horta caseira no RS, e surpreende especialistas appeared first on Agora No Vale.