Matrículas em escolas de tempo integral crescem 227% em seis anos no RN

Enquanto em 2019 a rede estadual de ensino tinha 10.589 matrículas em escolas de tempo integral, em 2025 essa média saltou para 34.682 matrículas, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, o que representa uma alta de 227,5%.

Atualmente, há escolas de tempo integral em mais de 100 municípios e em todas as 16 regionais de ensino, desde os anos iniciais aos finais.

Temos feito esforços para expandir o tempo integral, tanto no fundamental quanto médio. Houve crescimento, demos um salto expressivo em número de matrículas e escolas. Sabemos que o lugar de criança é na escola e que esse é um lugar seguro, de aprendizagem, além da alimentação e segurança alimentar. O tempo integral tem muitos benefícios e temos tido um resultado firme, sustentável”, aponta Catarina Nascimento, coordenadora de gestão das escolas estaduais de tempo integral.

Atualmente o estado possui 248 escolas em modelo de tempo integral, o que representa 36% da rede pública estadual. Além disso, há cinco IERNs (Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte) em funcionamento.

Os Planos Nacional e Estadual de Educação colocam, em sua meta 6, que devemos ofertar 50% da rede em tempo integral e 25% das matrículas nesse mesmo modelo. Se a rede tivesse 100 escolas, por exemplo, 50 deveriam funcionar em tempo integral e deveríamos garantir 25 matrículas nesse sistema. Temos um planejamento para alcançarmos essa meta, já chegamos a 36% da rede”, esclarece Catarina Nascimento.

Na avaliação da coordenadora de gestão das escolas estaduais de tempo integral, esse salto no número de estudantes que passam o dia na escola tem começado a se refletir em alguns índices educacionais, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado a cada dois anos.

Não estamos estagnados, nem regredindo e a proficiência em língua portuguesa e matemática mostra isso. O Saeb, leva em conta todo o histórico escolar, por isso quando se faz essa média pode parecer que não crescemos tanto. Pelo Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] as escolas em tempo integral são as que apresentam os melhores resultados na rede estadual, está fazendo diferença, mas esse também é um resultado a longo prazo e estamos no caminho de construção”, avalia Catarina Nascimento.

The post Matrículas em escolas de tempo integral crescem 227% em seis anos no RN appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.